Carnaval Cultural: “A tradição de se transformar e brincar” acontecerá de 18 a 26 de fevereiro, em São Francisco do Conde

Muita tradição, diversidade e folia irão tomar conta das ruas de São Francisco do Conde em mais um ano do Carnaval Cultural, que este ano traz como tema: “A tradição de se transformar e brincar”. A festa momesca, que acontecerá de 18 a 26 de fevereiro, promete agitar o folião e preservar a cultura local, agradando todos os públicos da cidade e também os visitantes.

O que não vai faltar é alegria e animação, isto porque a programação oficial da festa, divulgada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), promete contagiar a todos. Este ano, assim como nos anteriores, a programação conta com grandes atrações que são conhecidas nacionalmente, além de artistas franciscanos, o que irá proporcionar essa mistura de ritmos característicos do Carnaval. Axé, pagode, arrocha, forró, salsa, samba, reggae e também atrações para a criançada, tudo isso para agradar os mais diversos gostos no Carnaval de São Francisco do Conde.

Dando início à agitação na cidade, prezando sobretudo pelo respeito, nesta última terça-feira (18), foi realizado no Mercado Cultural, o 2º Baile Carnavalesco da Diversidade. E quem animou o público foi a Banda Espora de Vaqueiro. Para além disso, às 21h, foi dado o tradicional “Grito do Carnaval”, com a Charanga Abre-Alas, que saiu da entrada da cidade e percorreu às ruas do município.

Já nesta quarta-feira (19), a programação começou bem cedinho, às 09h, com mais uma edição do Carna Social, que foi realizada no Mercado Cultural e reuniu beneficiários dos serviços sociais ofertados no município. Com o cair da noite, a agitação continua com o concurso para a escolha da Rainha, Princesa e Rei Momo, às 19h, no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão, com as atrações: Mazzo e Banda, além da dupla Rick e Rock.

No dia 20 (quinta-feira), um dos momentos mais aguardados e irreverentes ficará por conta da Bagunça da Cubamba, que acontecerá às 19h, no largo que leva o nome do evento. O público irá se divertir ao som da Banda Os Veteranos dos Ritmos, além do arrastão com a Charanga Bandão Frenesi.

Já no dia 21 (sexta-feira), a partir das 20h, no Largo da Cubamba, sairá o Arrastão do Samba com as bandas Meia Hora Só, Samba Mania e Paparico.

É no sábado, dia 22 de fevereiro, que os trios começam a circular pela Orla Marítima da cidade, às 16h, com as seguintes atrações: BG Banda Balanço do Groove, Banda Sujeito Novo, CBX Samba Club, Rick Ralley, Saiddy Bamba e Kuarto de Samba.

Dando seguimento a folia, no domingo (23), os trios voltam ao circuito da festa às 15h, com atrações que prometem fazer o folião sair do chão. Irão animar a festa, a franciscana Izabel Nogueira, as bandas Virada Louka, Nossa Juventude, Hiago Danadinho, Márcia Freire e Lu Costa.

Já no dia seguinte, na tarde da segunda-feira (24) de Carnaval, quem sobe ao trio, às 16h, são as atrações: Braids The Roots, Rafa e Pipo Marques, A Dama, Mambolada, O Poeta e a banda D’kuatro.

No dia 25 (terça-feira), às 16h, a festa fica por conta das bandas Mister Black Bahia, Filhos de Jorge, Afrodisíaco, Bandana, Daniel Vieira e Estilo Romântico.

ATRAÇÕES NO MERCADO CULTURAL: Além das atrações que irão se apresentar nos trios elétricos, a programação também contempla outro espaço da Orla Marítima, o Mercado Cultural, que irá abrigar outras grandes atrações durante o Carnaval.

No dia 22 (sábado), a partir das 14h, o folião vai cair no samba com as seguintes atrações: Samba de São Gonçalo, Samba Raízes de São Francisco, Samba de Roda Criola e do Samba Batuke de Maromba.

Com toda essa diversidade, a criançada não poderia ficar de fora da folia e, no dia 23 (domingo), elas poderão se divertir no Baile Infantil, a partir das 14h, que será realizado no Mercado Cultural e contará com a Caravana do Tio Alegria e Sua Turma.

Já no dia 24 (segunda-feira), a partir das 14h, o samba mais uma vez pede passagem com as seguintes atrações: Mistura do Samba Quilombo de Dom João, Samba de Roda Raízes de Angola, Samba Chula Poder do Samba, Samba Chula Filhos de Zé e Samba de Roda Raízes do Monte.

No dia seguinte, terça-feira (25), às 14h, o público irá arrochar com as atrações: Por Acaso, Luana Paula, Mari Glayse, André Luiz e Banda, além de Del Santos.

E, para quem ainda tiver fôlego, no dia 26, a partir do meio-dia, acontecerá a Ressaca do Carnaval, na Orla Marítima da cidade, com as seguintes atrações: Dig_Ê do Brasil, Vitinho do Forró e Pagode do Segredo.

Os festejos carnavalescos são uma realização da Prefeitura de São Francisco do Conde, através das secretarias municipais de Turismo (SETUR) e de Cultura (SECULT), e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (BAHIATURSA).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA: