Marisqueiras e a Prevenção do Câncer: Ação finaliza parte das atividades e voltará nos dias 24 e 25 de outubro

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde —SESAU, por meio do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador — VISAT,  continua promovendo a ação MulheresMarisqueiras e a Prevenção do Câncer. Essa ação tem como objetivo o rastreamento, detecção precoce, prevenção e controle do diagnóstico de câncer em mulheres que atuam com a pesca artesanal e o beneficiamento de mariscos em São Francisco do Conde.

As atividades do encontro foram marcadas por palestras e dinâmicas realizadas pelas enfermeiras Mariete Fonseca e Maria das Graça de Freitas. Já a coordenadora do Núcleo de Cuidados à Saúde da Mulher, no bairro de Caípe de Baixo, Evanilda Vitorino, fez o acolhimento ao público e falou dos diversos serviços oferecidos na unidade, como também esclareceu as dúvidas mais frequentes dos usuários do serviço de saúde.

Durante o processo de acolhimento das marisqueiras, os alunos do 8° e 9° semestres de Enfermagem, realizaram abordagens intensificando a importância da prevenção do câncer de mama, panfletaram e fizeram corpo a corpo multiplicando saberes e tirando dúvidas sobre o câncer de colo do útero e a importância dos exames de preventivo ginecológico, como também o rastreamento do câncer de mama.

Na oportunidade, técnicos da VISAT também distribuíram repelentes contra insetos e reforçaram o uso do EPI como medidas que asseguram a minimização dos impactos e agravos em saúde dos profissionais.

Mulheres Marisqueiras e a Prevenção do Câncer

A atividade volta nos dias 24 e 25 de outubro e também conta com a parceria da Associação dos Pescadores e Marisqueiras de São Francisco do Conde e o apoio do PROUNIFAS, que cedeu 05 alunos do curso de Enfermagem para acompanhar o evento.

Além dos exames de mama, também são ofertados exames ginecológicos.

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer que podem atingir a mulher, e acontece devido à multiplicação de células anormais no tecido mamário, formando um tumor maligno, inicialmente imperceptível.

Apesar de, nas fases iniciais, o câncer de mama não causa sintomas, o principal sinal que pode indicar a presença do tumor é a palpação de um nódulo endurecido, além de sintomas como dor, vermelhidão ou saída de secreção pelos mamilos, por exemplo.