Meu DigiSUS – aplicativo aproxima cidadãos dos serviços públicos de saúde

O cidadão brasileiro, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), passa a ter acesso a serviços, informações e utilidades públicas em saúde a um toque na tela do celular e sem sair de casa.

Essa praticidade está disponível através do aplicativo – Meu DigiSUS, uma plataforma móvel e digital disponibilizada pelo Ministério da Saúde, para dar comodidade e autonomia aos usuários e dar agilidade aos serviços no SUS. Por meio dele, a população já pode acompanhar, via celular, suas consultas e exames ambulatoriais, nas UBS informatizadas; dispensação de medicamentos; visualização do histórico de suas solicitações; posição na fila do Sistema Nacional de Transplantes; entre outras funcionalidades relacionadas à saúde pública.

Pela plataforma móvel oficial do SUS, o cidadão consegue encontrar hospitais, unidades de saúde e outros estabelecimentos próximos de sua residência; identificar farmácias participantes do Aqui tem Farmácia Popular e acompanhar os medicamentos que o cidadão retirou, além de avaliar o atendimento desses serviços.

São Francisco do Conde é um dos primeiros municípios da região a contar com o Prontuário Eletrônico do Cidadão e, com esse sistema, o paciente receberá a notificação de agendamento com as informações do dia, horário da consulta e profissional pelo celular, mas, para isso, é preciso instalar o aplicativo Meu DigiSUS.

A Unidade de Saúde da Família da Baixa Fria vem sendo piloto no Projeto de Informatização da Atenção Básica do município, a próxima Unidade de Saúde será Campinas. O objetivo é que, até o final do ano, o sistema esteja em pleno funcionamento em pelo menos 08 Unidades de Saúde da Família na cidade e que, até o primeiro trimestre de 2019, está em todas as unidades.

Como baixar o aplicativo

Para realizar seu primeiro acesso, baixe o aplicativo Meu DigiSUS e insira algumas informações básicas como: CPF, nome da mãe e e-mail. Após isto, o sistema localizará o seu cartão e enviará ao correio eletrônico cadastrado uma mensagem para verificação de segurança. Após este passo, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e terá acesso as suas informações de saúde.

Se não conseguir entrar no aplicativo, o Ministério da Saúde recomenda que o usuário procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência para que o seu cadastro possa ser realizado. Para outras dúvidas, ligar na Ouvidoria do SUS, no 136.

Aplicativo Meu DigiSUS é premiado

No último dia 18 de agosto, o aplicativo Meu DigiSus foi reconhecido com o prêmio Case de Sucesso durante a 9ª edição do 4CIO-DF 2018, realizada em Florianópolis (SC). O evento é um dos maiores do ramo da tecnologia da informação (TI) e reúne os responsáveis pela TI das principais empresas do Brasil – CIOs ou Chief Information Officer.

Skip to content