Ministério da Saúde lançou um canal de comunicação para combater notícias falsas (Fake News)

Com objetivo de combater as Fake News (notícias falsas) sobre temas relacionados à saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, lançou um canal de comunicação direta com qualquer cidadão brasileiro que pode adicionar, gratuitamente, no celular o WhatsApp do Ministério — (61) 99289-4640 e tirar dúvidas sobre informações que circulam na internet.

O número servirá, exclusivamente, para verificar de forma oficial se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso.

O novo canal do Ministério da Saúde é uma nova e poderosa forma de garantir a segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criado especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsa.

“As notícias falsas ou Fake News, como estão sendo mais conhecidas, são uma praga da modernidade. Vem sendo usadas de toda forma para manipular, enganar, iludir, prejudicar. No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata”, explica o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Ugo Braga.

As notícias analisadas pela equipe também estarão disponíveis no Portal Saúde no endereço saude.gov.br/fakenews e nos perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais.

O canal é exclusivo para o recebimento de Fake News e não deve ser utilizado como um serviço de atendimento ao cidadão. Informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ser direcionadas à Ouvidoria Geral do SUS, no número 136, ou as secretarias municipais e estaduais de saúde.

Skip to content