Muito forró marcou o primeiro dia do “XXXII Arraiá do Vem Cá”, no bairro de Campinas, e a 1ª edição do “São João da Gente”, na Orla Marítima
24/06/2018 Cultura , NotíciasFoi dada a largada para os festejos juninos em São Francisco do Conde. O arrasta-pé começou, nesta última sexta-feira (22), com a primeira edição do “São João da Gente”, o São João de iniciativa popular.
O primeiro dia do evento foi marcado pelas apresentações de Mazzo, Bilu Show, Jhones pra Dançar, Samba Mania e Cebo nas Canelas. Todos os artistas que se apresentaram foram moradores locais, uma característica que será encontrada em todo o “São João da Gente”.
O evento está sendo promovido por representantes da comunidade franciscana, como a Comissão dos Festejos Juninos de São Francisco do Conde, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Associação de Músicos, Associação dos Blocos, Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde – ALASFCON e conta com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, através das secretarias municipais de Turismo (SETUR), Cultura (SECULT), Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Saúde (SESAU), Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP), Comunicação (SECOM) e Gestão Administrativa (SEGAD) e com o apoio cultural da Câmara Municipal de Vereadores.
O “São João da Gente” será realizado de 22 a 24 de junho, além dos dias 28 e 29 do mês corrente também. Já no dia 30 de junho, será realizado o “Forró Salve o Convento”.
O evento acontece na Orla Marítima (próximo a quadra poliesportiva) e no Mercado Cultural; além do “Forromóvel Itinerante” durante todo o período junino pelas ruas da cidade.
O “Arraiá do Vem Cá” trará uma programação com mais de 25 atrações musicais, durante os dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho, na Praça André Curcino Cruz, a praça principal de Campinas, com muito forró pé de serra para animar os festejos juninos.
O “Arraiá do Vem Cá”, que contou com o patrocínio da Caixa e Governo Federal, tendo ainda o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, é uma tradição na comunidade de Campinas e tem ativamente a participação dos moradores da localidade, bem como de outros bairros do município e de visitantes que aproveitam o clima junino do interior para se divertir com o arrasta-pé. O evento é uma tradição que começou em 1986. Em sua trigésima segunda edição, o evento homenageia dois ilustres franciscanos e moradores do bairro, Isaltino Bomfim (Zaco) e Nelson Ferreira (in memoriam).
Com essas festividades juninas, a comunidade franciscana busca preservar a tradição do São João e São Pedro no município.