Segundo dia de festejo junino teve muito arrasta-pé

O segundo dia do São João de São Francisco do Conde, festejo promovido pela iniciativa popular e entidades de classe, começou no sábado (23) com a saída do Bloco das Coroas – tradicionalmente formado pelas pessoas da melhor idade – desfilando pelas ruas da cidade.

São João é uma festa popular e que a comunidade tem que fazer. Cabe ao poder público apoiar o festejo. O Bloco das Coroas, por exemplo, já tem 18 anos de tradição e sendo realizado com recursos nossos. A cultura não pode morrer e quem tem que levar isso adiante é o povo“, relatou a franciscana Eliana Rosa, quando entrevistada sobre o que estava achando do formato da festa junina este ano.

Ao mesmo tempo em que o Bloco das Coroas desfilava pelas ruas, o grupo Arte Vocal se apresentava no Mercado Cultural do município com o melhor do forró pé de serra. No local também se apresentaram Forró Licor com Amendoim e Lú Santana.

Já no palco principal, montado na Orla Marítima, o cantor Jorge San’s empolgou com seu estilo forrozeiro. Na sequência, entraram Papo de Samba, com muita música de raiz, Mamboleio, Forrozada e Estilo Vaqueiro.

Ainda sobre os blocos, milhares de pessoas acompanharam a passagem do Chico Meu, que esse ano veio novamente sendo puxado pelo grupo Seu Maxixe. E, claro, queo forró e o sertanejo universitário deram o tom da festa.

O “São João da Gente”, realizado na sede da cidade, é promovido por representantes da comunidade franciscana, como a Comissão dos Festejos Juninos de São Francisco do Conde, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Associação de Músicos, Associação dos Blocos, Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde – ALASFCON e conta com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, através das secretarias municipais de Turismo (SETUR), Cultura (SECULT), Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Saúde (SESAU), Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP), Comunicação (SECOM) e Gestão Administrativa (SEGAD). O evento conta ainda com o apoio cultural da Câmara de Vereadores do município.

O “São João da Gente” seguirá pelos dias 24, 28 e 29 de junho. Já no dia 30 de junho, será realizado o “Forró Salve o Convento”.

São João de Campinas

Na comunidade de Campinas, o “Arraiá do Vem Cá” manteve sua tradição. Além do autêntico pé de serra, foi aberto espaço para o samba, esse que é um ritmo intensamente presente no Recôncavo Baiano, com a cantora Izabel Nogueira. Na sequência, subiram ao palco Lorrane e Banda, Vitamina de Jaca, D’Kuatro e Carroceiros.com.

Como todos os anos, a Quadrilha Junina Arraiá do Vem Cá promoveu uma belíssima apresentação, consagrando-se como uma das melhores atrações da noite. O público lotou o caramanchão e acompanhou de perto cada passo que foi ensaiado intensamente ao longo de todo o mês de junho.

A festa do bairro prestou homenagem a Isaltino Bomfim e Nelson Ferreira (in memoriam). Sobre as homenagens, o vereador da localidade, Luís de Campinas, destacou que “Nelson era um grande dançarino, dançava até sozinho, e Isaltino sempre contribuiu para que esse evento acontecesse; esta que é uma tradição que já acontece a 32 anos, sendo iniciada por meio de reunião nessa mesma praça onde vocês estão, e cada um foi contribuindo com uma coisa aqui e outra ali até se tornar esse festejo tão apreciado por todos”, ressaltou o vereador. Com relação a iniciativa da população em manter viva a tradição, Luís disse que “esse é o verdadeiro sentido da festa junina, as pessoas se mobilizarem para fazerem a festa acontecer. O Arraiá do Vem Cá de Campinas é prova disso e serve de modelo para o município, vez que oferece um custo-benefício excelente para a população. Devo já dizer que teremos duas atrações surpresas aqui na comunidade, sendo que dia 29 será Zé Duarte. Vale lembrar que nossa programação conta com cinco atrações por dia de festa. E a gente só tem a agradecer a todos envolvidos com esse festejo, desde o início, inclusive a Prefeitura, que nos deu apoio com toda estrutura”.

A XXXII edição do festejo no bairro, que contou com o patrocínio da Caixa e Governo Federal, tendo ainda o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, seguirá pelos dias 24, 28 e 29 de junho, na Praça André Curcino Cruz – praça principal de Campinas.

É forró pé de serra que não deixa ninguém parado!!!