Município realizou reunião de Avaliação do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano

agua

Técnicos da Vigilância Sanitária de São Francisco do Conde promoveram, na sede do Conselho Municipal de Saúde, uma atividade sobre a Avaliação do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), entre 2006 a 2016, no município franciscano.

Entre os participantes estavam o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Conselho de Meio Ambiente (COMDEMA), além dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, representado a Vigilância Sanitária e Ambiental – VISA, do município.

encontro agua1

O programa tem como objetivo monitorar a qualidade da água que a população consome, seja através das prestadoras, como a Embasa, ou através de soluções alternativas de abastecimento como fontes, cisternas, poços ou carros-pipa.

A avaliação da água é feita através de análises rotineiras pelo Laboratório Central da Bahia – Lacen, com as mostras coletadas em diversos pontos no município de São Francisco do Conde.
Entre os encaminhamentos foi sugerida a criação de um boletim com os dados da qualidade da água para a população com base nos dados de avaliação da Vigilância Sanitária e Ambiental. Com relação à qualidade, a média foi de 72,50%, o que está dentro dos padrões de potabilidade.