Município recebeu a visita do MEC e implantação do curso de Medicina dá mais um importante passo

São Francisco do Conde viveu mais um momento importante na sua história e na busca pela implantação do Curso de Medicina na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Campus dos Malês, com a visita do Ministério da Educação – MEC, cuja comissão veio para uma visita técnica, visando conhecer a estrutura da universidade e as futuras instalações do curso de Medicina (prédio anexo) e do Instituto de Ciências da Saúde, bem como a rede pública de saúde municipal e da região circunvizinha, pois irão servir de apoio e campo de prática aos estudantes.

No município, a prática já é uma realidade, pois São Francisco do Conde já recebe estudantes de Medicina da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que vêm experimentando a atuação na Atenção Básica à Saúde, através das Unidades de Saúde da Família para a disciplina de Práticas em Integração, Saúde e Comunidade.

Os profissionais da UNILAB mostraram todo o trabalho já realizado, visando a implantação do curso, os avanços e as dificuldades a superar.

Participaram do encontro, que aconteceu na segunda-feira, dia 19 de junho, na Unilab, a diretora do Campus dos Malês em São Francisco do Conde, Mirian Sumica; Andréa Linard (pró-reitora de Graduação da UNILAB), Albaise Barbosa (pró-reitora de pesquisa e pós-graduação); Marcus Vinnícius (engenheiro civil e membro da Comissão de Medicina Malês); André Conceição (Técnico em Edificações e membro da Comissão de Medicina Malês); Fabrício Passos (técnico de enfermagem) e Rafaella Pessoa (Comissão de Medicina do Ceará); além de Marília Fontoura, da Escola de Saúde Pública, que integra a comissão do curso de Medicina e foi ex-secretária da Saúde em São Francisco do Conde (2009 -2011). E, representando o Ministério da Educação, Geraldo Curry, médico coordenador do Internato Rural da Faculdade de Medicina da UFMG. Do município de São Francisco do Conde, as secretárias municipais Eleuzina Falcão (Saúde) e Silmar Carmo (Planejamento) também se fizeram presentes.

O grande diferencial do curso de Medicina que será implantado no município franciscano é o foco em ações de saúde da família, o que permitirá uma formação mais humanizada e com foco nos problemas de saúde da população do Recôncavo Baiano e Região Metropolitana.

Já no período da tarde, os representantes do MEC visitaram os serviços de saúde da rede municipal, a exemplo da estrutura do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima, a Unidade de Saúde da Família da Baixa Fria e o Complexo de Saúde do Caípe.

A secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, acompanhou o MEC em todo o percurso. Após as visitas no município, eles se dirigiram ao Hospital Municipal José Mário dos Santos (Ouro Negro), em Candeias, e aos hospitais do município de Santo Amaro.