Mutirão de preventivos ginecológicos fez 97 atendimentos e 291 testes rápidos

preventivo pacs mulher saude

Um mutirão de preventivos ginecológicos, que faz parte do projeto “Mulher: Me Amo, Me Cuido, Faço Preventivo”, movimentou a sede do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde – PACS, de São Francisco do Conde, na manhã de quinta-feira (20). Desde às 05:40h os profissionais da unidade estavam à postos para a realização da coleta de material

Muitas mulheres têm dificuldade de fazer seu preventivo, por causa do horário de funcionamento das unidades de saúde, que coincide com sua jornada de trabalho, por isso, promovemos esse mutirão e as pacientes gostaram bastante”, explicou a enfermeira do PACS, Carolline Borges.

Apenas durante a manhã foram atendidas 70 mulheres e, ao todo, 97 preventivos e 291 testes rápidos de: HIV, sífilis, hepatites B e C foram realizados. Além dos exames, as pacientes  também assistiram a uma apresentação teatral dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS sobre o serviço prestado pelas Unidades de Saúde da Família – USFs e sobre doenças sexualmente transmissíveis e seus sintomas. Na recepção, durante a espera, elas também receberam lanches. “Fizemos um acolhimento diferenciado da nossa rotina para atrair as mulheres da nossa comunidade e mostrar a importância de se amar e de se cuidar”, salientou a enfermeira.

O exame preventivo ginecológico deve ser feito anualmente, através dele é possível detectar diversas Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs e tratá-las sem maiores agravos. A mulher cujo exame apresentou alterações ou sintomas compatíveis com alguma DSTs,  receberam as orientações no posto e a medicação para o início do tratamento.

O PACS, que fica na Rua Raimundo Ribeiro, realiza preventivo ginecológico todas as quintas-feiras, das 08h às 16 horas.

Skip to content