NutriSUS é implementado em creches da Rede Municipal de Ensino

Na segunda semana de abril, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), implantou o NutriSUS nas creches da Rede Municipal de Ensino. O NutriSUS é uma estratégia do Ministério da Saúde que consiste na fortificação da alimentação infantil com micronutrientes, através da adição direta de vitaminas e minerais em pó aos alimentos, tendo por objetivo potencializar o desenvolvimento infantil, bem como prevenir e controlar as deficiências nutricionais na infância, sobretudo a anemia por deficiência de ferro.

Essa estratégia foi implantada no município, pela primeira vez, em 2017, nas creches Maria das Mercês, Robertina Santos do Amor Divino e Casulo. Nesse ano, ela foi ampliada e beneficiará alunos da rede, entre 06 e 48 meses de idade, matriculados nas creches Rural do Gurugé, Caípe, Isidória Borges e na Escola Julieta Ribeiro Porciúncula.

Segundo a nutricionista da Secretaria da Educação, Jaqueline Passos, “a estratégia de fortificação foi bem sucedida em 2017. Isto porque, o aumento da ingestão de vitaminas e minerais pelas crianças colabora com o intenso crescimento e desenvolvimento que ocorrem nos primeiros anos de vida, melhorando o estado de saúde da criança, bem como reduzindo os riscos de carências nutricionais. Além disso, muitos pais relataram melhora do apetite das crianças e menor suscetibilidade a doenças e infecções, comprovando, assim, os dados apontados pelos estudos realizados pelo Ministério da Saúde para avaliar a suplementação”.

Para a nutricionista Carolina Matos, que também atua pela SEDUC, “a estratégia de fortificação da alimentação infantil implantada em creches potencializa a capacidade da escola como promotora da saúde, colaborando, assim, com os objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cujas ações são voltadas para a promoção da saúde, prevenção de doenças e melhor qualidade de vida dos escolares”.