Prefeitura apoia Feira de Artesanato voltada para a valorização da cultura africana

praça cruz caida1

A Prefeitura de São Francisco de Conde, em parceria com o Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (MAFRO/UFBA), a ABAM (Associação das Baianas de Acarajé) e o Governo do Senegal, através do Reunion First África e do África900, estão promovendo o projeto Caravana para a Promoção da Cultura Africana – Feira de Artesanato Senegalês.

Este projeto busca uma interlocução entre o Senegal e o Brasil para o fortalecimento das relações entre o grupo senegalês de artesãos e a comunidade baiana, possibilitando um diálogo mais amplo entre as instituições envolvidas e o grupo de artistas.

Na programação estão: feira de artesanato, no espaço da Cruz Caída – ABAM — em Salvador, de 09 a 15 de julho e exposição de obras de arte, no MAFRO/UFBA — de 14 de Julho a 14 de agosto.  Além disso, haverá uma exposição itinerante e as feiras de artesanato percorrerão os municípios do Recôncavo Baiano e cidades da região metropolitana contemplados pelo projeto, são elas: São Francisco do Conde, Santo Amaro, Saubara, Cruz das Almas, Cachoeira, São Felix, Governador Mangabeira, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari.

Esta programação possibilita a comunidade baiana e aos turistas o acesso a produtos artesanais de qualidade, confeccionados em madeira, couro e tecidos por um grupo de artesãos, reconhecidos também fora do Continente Africano, pela forma com que transformam a matéria prima em peças de rara beleza estética.

O grupo apresentará esculturas e roupas masculinas e femininas, produzidas em tecidos de padrões singulares, cintos, bolsas e sandálias ricamente trabalhados em couro e adereços como: colares, além de produtos de beleza feminina.

A Feira de Artesanato Senegalês é uma grande oportunidade para se aproximar de um saber tradicional deste grande país, pois o artesanato é reconhecido como arte. Portanto, visitar a Feira será também um momento precioso de conhecimento e beleza estética para o visitante que, certamente, sairá enriquecido com o trabalho refinado apresentado nos estandes de venda na Cruz da Caída- Praça da Sé, ao lado da ABAM.

Este projeto conta ainda com o apoio da SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Bahia), do DEPIR – Departamento de Promoção da Igualdade Racial (São Francisco do Conde), do Fórum Intermunicipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/Bahia, da Rede Étnico Empreendedora e do EMUNDE- Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo, do CESOL – Centro Público de Economia Solidária e do Instituto Palmares.