PACS recebe treinamento sobre triagem neonatal e triagem pré-natal

teste_do_pezinho-foto

A Secretaria da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde, capacita nesta sexta-feira (11), os profissionais do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde – PACS para realizarem Triagem Neonatal, com objetivo de melhorar a assistência prestada aos recém-nascidos. O treinamento acontece a partir das 8h, na sede do PACS, na Rua Raimundo Ribeiro e o curso terá carga horária de 08h.

O Teste do Pezinho é um exame simples, que deve ser realizado logo após o nascimento. Com ele dá para diagnosticar, precocemente, algumas doenças que são responsáveis pelo retardo mental em crianças e, quando tratadas a tempo, há chance de que a doença não se desenvolva.

Também nesta mesma data, acontece treinamento para a equipe sobre Triagem Pré-Natal, referente ao programa da Rede Cegonha, que é de extrema importância para uma gestação segura. Através dele, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde para a mãe e o bebê como: doenças, infecções ou disfunções que, detectadas precocemente, possibilitam um tratamento com maior êxito.

As Unidades do Programa de Saúde da Família – PSF do município já vem realizando o teste e, após o curso, o PACS também realizará.

Skip to content