Prefeitura encerra as ações de barreiras sanitárias e investe em outras estratégias contra a COVID-19 em todo município

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, segue na luta contra o coronavírus e diante do cenário atual da COVID-19, na Bahia e no município com a redução de casos confirmados e uma média de 30 a 35 casos ativos, a cidade optou por investir em outras estratégias de controle, que no atual momento são consideradas mais efetivas, como: desinfecção, busca ativa e testagem de sintomáticos respiratórios, monitoramento dos casos ativos e avaliação da situação epidemiológica.

No atual cenário, a Prefeitura informa à população que, a partir do dia 20 de outubro, estará encerrando as atividades relativas à Barreira Sanitária, que teve por objetivo reduzir a disseminação do vírus e detectar pessoas com sintomas, assim como, sensibilizar a comunidade quanto às medidas de prevenção e controle da COVID-19.

Para esse trabalho das barreiras foi essencial a colaboração dos servidores da saúde, bem como das secretarias parceiras, que ao longo dos meses, disponibilizaram suas equipes para garantir o monitoramento em todo município.

Como resultado desse trabalho das barreiras, ocorreu a abordagem de mais de 08 mil veículos e cerca de 16 mil pessoas. A Prefeitura seguirá com o cronograma de ações para desinfecção de locais públicos, a busca ativa de pessoas com sinais e sintomas e ações de testagem, entre outras, em todos os bairros. Se houver necessidade.

Toda a população deve continuar fazendo a sua parte e mantendo as medidas de prevenção e controle a COVID-19.

A Secretaria da Saúde segue atenta a qualquer mudança do cenário e caso necessário retomará as ações da barreira sanitária, sem medir esforços para evitar a disseminação do vírus.