Prefeitura intensifica ações do “Alô, Saúde” em bairros com casos confirmados de coronavírus

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, vem adotando o monitoramento da população por meio de Inquérito Domiciliar por telefone. A estratégia é chamada de: “Alô, Saúde”. O objetivo é saber como está a saúde da população, além de identificar casos suspeitos que não deram entrada em nenhum serviço de saúde. Esse serviço foi orientado a atuar de forma mais intensa nas áreas com casos confirmados da COVID-19. Esse serviço também visa alertar sobre a importância do uso da máscara, entre outras ações educativas. Graças ao “Alô, Saúde”, já foram identificadas pessoas com sinais e sintomas de gripe e todas foram orientadas quanto ao isolamento domiciliar e os cuidados de saúde.

O Ministério da Saúde recomenda o isolamento domiciliar para casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus e também para viajantes que cheguem no município.

O isolamento em casa pede cuidados específicos, como a separação de objetos pessoais, limpeza imediata de banheiros após o uso e a separação de indivíduos em cômodos diferentes da casa.

Nos ambientes compartilhados da casa, a pessoa com indicação de isolamento domiciliar precisa estar o tempo todo com máscara.