Saúde informa sobre os atendimentos do Hospital Célia Almeida Lima durante a pandemia

Em São Francisco do Conde foram adotadas medidas de saúde ainda mais rigorosas, visando garantir os atendimentos em saúde para população franciscana, mesmo com os avanços dos casos de coronavírus.

Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima reorganizou sua estrutura e segue funcionando neste período. “Os atendimentos de urgência e emergência para os pacientes devem continuar, pois outras doenças não deixam de acometer parte da população neste período”, explica a diretora médica da unidade, Thaína Carneiro.

Durante a pandemia, seguem funcionando normalmente emergência e urgência com: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Obstetrícia, Ortopedia, Anestesiologia e Pediatria. De domingo a domingo, 24h por dia.

Além disso, os exames de ultrassonografia as terças e sextas-feiras para as gestantes e exames de imagem estão mantidos também.

No entanto, os atendimentos ambulatoriais (marcação de consultas/exames) e cirurgias eletivas (aquelas que podem ser postergada sem causar grandes problemas ao paciente) foram suspensos temporariamente, conforme Decreto Municipal.

A Prefeitura também está mantendo os serviços no Pronto Atendimento de Muribeca, que seguem 24 por dia, sete dias por semana.

Centro de Triagem para pessoas com sintomas de gripe e entrada independente

A Prefeitura montou um Centro de Triagem para pacientes com sintomas de gripe, que funciona na área do ambulatório do hospital (temporariamente desativado), para acolhimento exclusivo desses pacientes. O objetivo é garantir uma área com total segurança e infraestrutura, principalmente para os pacientes com suspeita da COVID-19.

O Centro de Triagem funciona 24h

No local foram disponibilizados 06 leitos para pacientes graves da COVID e mais 02 leitos de estabilização, somando 08 leitos no total.

Todos os pacientes com sintomas de gripe agora têm uma entrada exclusiva e não devem acessar o hospital pela emergência e sim pela entrada do ambulatório, conforme sinalizado.

No local, diversos cuidados estão sendo adotados para segurança do paciente e dos profissionais, como por exemplo, a equipe que atende aos pacientes com síndrome gripal é diferente dos demais casos que chegam ao hospital.

Casos leves são orientados sobre quais medicamentos devem ser utilizados e encaminhados para o isolamento domiciliar/residencial (usar máscara em ambientes compartilhados, não dividir itens pessoais e desinfetar áreas comuns são alguns dos cuidados).

Confira: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/24/Coronavirus—Isolamento-Domiciliar.pdf.