Prefeitura promoveu Primeiro Simulado de Mesa de São Francisco do Conde envolvendo setores da gestão

Com o objetivo de prevenir a ocorrência de incidentes e minimizar os impactos para a população e o meio ambiente, a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, promoveu na última quinta-feira, dia 21 de março, o Primeiro Simulado de Mesa de São Francisco do Conde – BA.

Os meios produtivos em que o município e as cidades do entorno estão inseridos agregam grandes empresas e precisamos conhecer nossas potencialidades e fragilidades, tentando minimizar o máximo possível toda e qualquer situação adversa à saúde da população. Eu fico muito contente que este momento esteja acontecendo. Precisamos compartilhar e fortalecer nossas ações. Parabenizo a Vigilância Sanitária em Saúde pela articulação“, discursou Eleuzina Falcão, secretária da Saúde do município e coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR), na Região Metropolitana de Salvador.

Durante o treinamento, ministrado por Ricardo Gouveia, o médico emergencista trouxe passo a passo conceitos importantes para a organização intersetorial durante a ocorrência de um incidente e frisou a importância de um trabalho prévio e articulado. “O Sistema de Comando de Incidentes é uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, que permite adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas em incidentes múltiplos ou únicos”, explicou.

Para somar forças e fazer parte de uma equipe é fundamental que haja a sistemática do trabalho. Se você chegou em primeiro lugar na ocorrência e precisa tomar decisões. Após a chegada de outra autoridade com uma equipe de maior conhecimento ou poder de articulação, é preciso passar o comando para a instituição que tenha maior poder de resolução”, frisou Ricardo Gouveia.

No período da tarde, o exercício proposto, após a abertura e as explicações, exigiu a organização e integração entre diversos órgãos, a exemplo da: Saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros. Esse treinamento visou abarcar diversos tipos de incidentes: explosões, incêndios, acidentes (rodoviário e aéreo), incidentes com produtos químicos perigosos, enchentes, incêndios, intoxicações coletivas, rompimento de barragens e outros.

O Simulado de Mesa foi o primeiro passo do município para a construção do Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública de São Francisco do Conde, que servirá como subsídio para construção de um Plano Municipal. Para tanto, outros órgãos também construirão seus planos ou serão agentes importantes dentro do processo de elaboração dos Planos de Ação.

Participaram do evento a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia e, também, o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, além de empresas sediadas no município que atuam em atividades petrolíferas (COPAGAS, BrasilGás e Liquigás Distribuidora).

Representando a gestão municipal estiveram presentes profissionais da: Secretaria da Saúde (SAMU, Departamento de Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Hospital), Secretaria de Serviços, Conservação e Ordem Pública (Defesa Civil e Departamento de Trânsito), secretarias da Educação, de Governo e de Planejamento.

O Simulado de Mesa recebeu esse nome porque as atividades podem ser realizadas sobre ou em volta de uma mesa.