Professor teve descanso no seu Dia Nacional

PROFESSOR

Em São Francisco do Conde, 15 de outubro, foi ponto facultativo para os professores da rede municipal, quando as aulas foram suspensas e os educadores puderam aproveitar o dia dedicado a eles.

O Dia do Professor é uma homenagem ao trabalho dos cerca de 2,5 milhões de profissionais que atuam hoje como docentes em escolas da educação básica e instituições de educação superior do Brasil. A comemoração ocorre em outros países do mundo, em diferentes datas, mas no aqui sua origem foi em 1827, quando, em 15 de outubro, dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, o Imperador D. Pedro I baixou decreto criando o ensino elementar no Brasil.

Esse documento determinava que: “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Regulamentava ainda a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os docentes deveriam ser contratados. Com tudo, o Dia do Professor só ganhou status de feriado escolar em 1963, por força do Decreto Federal n°52.682. Segundo dados do censo escolar de 2012, dos 2.101.408 professores atuando na educação básica brasileira, 1.642.195 têm formação superior, aproximadamente 78%. Em 2008, esse percentual era de 67%.

Quem aproveitou a data para deixar uma mensagem aos professores foi a prefeita do município, Rilza Valentim, que se orgulha por também ser uma educadora. “Colegas, nesse dia tão especial espero que possamos refletir e  buscar extrair o nosso melhor para passar em sala de aula. Aos estudantes, peço que sempre vejam seus professores como os responsáveis, não apenas, pela sua construção profissional, mas também pela sua formação como cidadão. Respeitem seus professores, afinal eles estão guiando vocês pelo melhor caminho rumo à realização do seus sonhos”, enfatiza a gestora.