Projeto que inova dinâmica educacional para inclusão de crianças autistas será lançado pela Prefeitura de São Francisco do Conde

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação – SEDUC irá realizar nesta quinta-feira (23), no Auditório da SEDUC, a partir das 08h30, o “Encontro sobre o TEA”, que tem como tema a Educação Inclusiva: O Autismo e os Desafios no Ensino Fundamental. O evento contará com uma Palestra da Neuropsicóloga Simone Guimarães e tem como público-alvo professores, gestores do ensino fundamental anos iniciais, coordenadores, psicopedagogos e agentes de inclusão da rede municipal de ensino.

Na oportunidade, buscando a inovação dentro da dinâmica educacional e visando à construção de um espaço saudável para o desenvolvimento dos estudantes, haverá o lançamento do Projeto “O mundo do Theo”. Theo é o personagem herói que faz referência a uma criança autista que vive suas primeiras experiências no ambiente escolar.

A ideia é tratar a inclusão de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com um novo foco, partindo do princípio que todas as pessoas são únicas e diferentes, cada uma com as suas singularidades, onde a inclusão precisa ser construída dentro e fora da escola, agregando um aprendizado coletivo, onde os familiares também são agentes da transformação.

Entre os objetivos do projeto pedagógico está a formação de habilidades para que as crianças, seus familiares e a comunidade escolar possam desenvolver uma comunicação assertiva; senso de comunidade e civilidade; empatia e estado de presença, inclusão e aceitação; cooperação e responsabilidade social; resiliência, respeito e pertencimento; superação do capacitismo; redução de situações de bullying e da evasão escolar; leitura, interpretação e escrita.

O desenvolvimento do professor é a chave do projeto, com livros de orientação didática, formação EAD com certificado de 40 horas e ambiente para troca de experiências. Ao utilizar o ensino estruturado como base para o trabalho, conecta às abordagens proporcionadas pela leitura à interdisciplinaridade e o desenvolvimento de novas metodologias. Trata-se não só de apoio, mas da recomposição da aprendizagem, através da abordagem da identidade, competências emocionais e relações sociais destas crianças.

Até 2025, quatro a cada 50 crianças serão diagnosticadas com autismo, de acordo com o Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC), dos Estados Unidos, cujas pesquisas são usadas como base de dados pelo Brasil. E o crescimento deste grupo com transtorno de neurodesenvolvimento é um desafio para as redes de ensino em todo Brasil, para a sociedade, as famílias e os professores.

O projeto, da Editora Galeria das Letras, já foi implantado nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Paraná e Mato Grosso do Sul.