Retrospectiva da Saúde 2019: Confira as ações realizadas de agosto a dezembro

AGOSTO

Consórcio Público Interfederativo de Saúde Baía de Todos-os- Santos, que fará a administração da Policlínica, promoveram um encontro:

O Prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida e a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, participaram no dia 16 de agosto de 2019, da primeira reunião do Consórcio Público Interfederativo de Saúde Baía de Todos-os -Santos, que fará a administração da Policlínica Regional de Saúde. O encontro aconteceu no município de Candeias.

Além de São Francisco do Conde, estiveram presentes prefeitos e secretários representando as cidades de Candeias, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara. A reunião foi articulada pelo presidente do Consórcio e prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras e o vice-presidente, o prefeito Evandro Almeida, eleitos para biênio 2019/ 2021. Essa eleição aconteceu em 10 de julho de 2019.

O consórcio será responsável pela gestão da Policlínica Regional que está em fase final de construção no município de São Francisco do Conde e deve ser entregue neste ano de 2020.

Educação permanente em Saúde Bucal tratou de bebês, crianças e adolescentes:

A Secretaria da Saúde – SESAU realizou uma atividade de educação permanente em Saúde Bucal para os profissionais dentistas e auxiliares de Saúde Bucal (ASB) da Estratégia de Saúde da Família, ou seja, as 15 equipes de Saúde Bucal do município.

O objetivo do curso ministrado pela odontóloga da rede, Talita Urpia, odontopediatria e dentista na USF de Santo Estevão, é atualizar os conhecimentos no atendimento em bebês, crianças e adolescentes.

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje, o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

São Francisco do Conde foi representado em Brasília durante Conferência Nacional de Saúde:

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Francisco do Conde, Alex Franco, o vice-presidente, Josenildo Oliveira, e o representante dos usuários do SUS, Antônio Araújo Lima, representaram São Francisco do Conde e o Estado da Bahia durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu no período de 04 a 07 de agosto de 2019, em Brasília.

O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde, com o tema: “Democracia e Saúde” e teve como eixos principais: a saúde como direito, a consolidação dos princípios do SUS e o Financiamento do SUS.

O público estimado foi de aproximadamente 05 mil pessoas, entre eles representantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, usuários, trabalhadores e gestores do SUS que tinham o objetivo de juntos, traçar democraticamente as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Agosto Dourado: São Francisco do Conde inicia Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno:

O Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim deu início ao Agosto Dourado promovendo uma campanha em prol da amamentação.

Já no dia 01 de agosto de 2019, o Núcleo Integrado promoveu uma atividade de sala de espera envolvendo a temática do aleitamento e tratando de temas como: cuidados e higiene na amamentação e Mitos e Verdades sobre o Aleitamento Materno.

Mais de 30 pais e mães ouviram as instruções e tiraram dúvidas.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, acontece entre 1º  e 7 de agosto e é promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países.

A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que, nos primeiros seis meses de vida, o bebê se alimente apenas com o leite materno. Os benefícios são inúmeros: vão desde a substituição da água, até a produção de anticorpos no recém-nascido.

Programa Saúde na Escola abrangeu mais de 02 mil alunos entre julho e agosto de 2019:

O município de São Francisco do Conde intensificou as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), levando aos estudantes franciscanos temáticas importantes sobre saúde, autocuidado e promovendo o conhecimento em diversos temas, agravos e doenças. Neste contexto, a escola é a área institucional privilegiada dos encontros entre a educação e a saúde, sendo um espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis e promoção da saúde pelo viés de uma educação integral.

Essas atividades envolveram 2.395 estudantes da rede pública municipal entre o mês de julho e meados de agosto de 2019. Sendo assim, o município cumpriu a primeira meta do programa que era trabalhar os 12 temas propostos pelo PSE durante o ciclo 2019/2020. Essa verificação foi feita através dos dados do PSE no sistema de informação E-SUS.

A ação envolve a Unidade de Saúde da Família da localidade onde a escola está inserida, além de professores, diretores, corpo docente, pais e alunos.

SETEMBRO

Prefeitura celebrou 10 anos do SAMU 192 São Francisco do Conde com missa e evento solene:

O dia 29 de agosto de 2019 marcou a chegada de uma década da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, em solo franciscano.

Para celebrar os 10 anos dessa importante estratégia de saúde, que ajuda a salvar muitas vidas, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde, promoveu uma grande comemoração à altura do trabalho realizado diariamente pela equipe que atua 24h por dia, 07 dias na semana, 365 dias no ano e conta com 42 profissionais entre: condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

A celebração foi iniciada com uma missa em ação de graças na Igreja Jesus Misericordioso (São Francisco do Conde), onde a emoção tomou conta de gestores e profissionais e, em diversos momentos, foi difícil segurar o choro.

Vigilância Sanitária e Ambiental orientou alunos do Colégio Estadual Martinho Sales Brasil sobre suas atuações em defesa da saúde:

A Vigilância Sanitária e Ambiental realizou no dia 04 de setembro de 2019 uma atividade no Colégio Estadual Martinho Sales Brasil, com o tema “Oficina quem aVISA amigo é”, com distribuição de cartilhas de mesmo título.

Através da oficina e da cartilha, a Vigilância Sanitária e Ambiental quer estreitar relações com a população, mostrando como o órgão está próximo da comunidade em ações cotidianas.

Entende-se por Vigilância Sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Creche Casulo promoveu Alimentação Saudável + Saúde Bucal, através de ações do Programa Saúde na Escola:

A Unidade de Saúde da Família do Centro I realizou no dia 12 de setembro de 2019, uma atividade do Programa Saúde na Escola – PSE, na Creche Casulo, sobre o tema: Alimentação Saudável + Saúde Bucal. Durante o encontro, os pequenos assistiram a uma peça cujo tema era: ‘Ana e as Frutas’, encenada pela própria equipe de saúde.

Posteriormente, dois filmes abordaram de onde vêm as frutas e legumes e a importância de seu consumo. A atividade ainda contou com a participação de um grupo de capoeira que falou da importância dos exercícios físicos na saúde.

Setembro Amarelo: Complexo de Saúde do Caípe de Baixo realizou atividade com o tema: ‘Cuidando do Cuidador’:

O Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, promoveu no dia 19 de setembro de 2019, uma atividade socioeducativa voltadas aos funcionários do Complexo, com o tema: ‘Cuidando do Cuidador’.

A roda de conversa foi ministrada pelo psicólogo Wladimir Nascimento, do CRAS, do Caípe. Durante a ação ainda foram abordados: a ética no ambiente de trabalho e ações preventivas ao suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Em clima de festa, a Prefeitura entregou à comunidade a Unidade de Saúde da Família Maria José da Cruz:

No dia 18 de setembro de 2019, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU devolveu aos moradores dos bairros de Campinas, Gurugé e Pitangueira, a Unidade de Saúde da Família Maria José da Cruz, totalmente reformada. Essa unidade foi inaugurada pelo prefeito Evandro Almeida em outubro de 2015 e reformada com recursos próprios do município.

O povo de São Francisco do Conde merece obras de qualidade! Se vamos reformar prédios públicos, vamos fazer direito, desse jeito que estamos vendo aqui. Precisamos trabalhar com excelência! A secretária Eleuzina e sua equipe estão, mais uma vez, de parabéns! As obras de Muribeca e Engenho de Baixo também estão à coisa mais linda! Em breve, estaremos entregando esses dois espaços. Estamos atravessando um momento difícil, mas lutando para fazer o melhor por essa cidade”, declarou o gestor da Prefeitura Municipal, Evandro Almeida.

O município de São Francisco do Conde possui em sua rede de saúde 16 Unidades de Saúde da Família – USFs, o que corresponde a 100% de cobertura na Atenção Básica à Saúde.

OUTUBRO

São Francisco do Conde implanta Sala de Situação para enfrentamento do sarampo:

Foi realizado no dia 03 de outubro de 2019, uma reunião ampliada com técnicos, profissionais da rede de saúde e gestores municipais, a exemplo do prefeito Evandro Almeida e secretários de diversas pastas, com vistas a discutir de forma técnica e administrativa a questão do sarampo.

O município vizinho de Santo Amaro registrou sete casos confirmados da doença. Por conta disso, a gestão municipal atenta ao problema e visando garantir segurança para a comunidade franciscana, adotou diversas estratégias de prevenção e bloqueio do vírus. Entre as ações estava à implantação da Sala de Situação para acompanhamento e avaliação da situação epidemiológica até o prazo de 90 dias depois do último caso, caso ocorra algum.

São Francisco do Conde recebeu uma nova ambulância no valor de R$ 166 mil:

O mês de outubro de 2019 começou com uma boa notícia! No dia 07, a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU recebeu do Governo do Estado uma nova ambulância que passou a integrar a frota de veículos do município. Além de São Francisco do Conde, outras 18 cidades receberam veículos, que vão atuar como um importante reforço na saúde da população.

O ato de entrega foi realizado no pátio da Secretaria Estadual da Saúde – SESAB, no Centro Administrativo da Bahia – CAB. A solenidade contou com a presença do governador Rui Costa (PT), do prefeito Evandro Almeida, da secretária da Saúde Eleuzina Falcão e dos vereadores José Reis dos Santos (Reizinho) e Renato Costa Rosa Júnior, do PSB, além do ex-vereador José Carlos Araújo Lima (Pipia).

São Francisco do Conde acolheu 33 estudantes de medicina da UNEB para vivência nos serviços de saúde:

No dia 11 de setembro, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU promoveu o acolhimento dos alunos de medicina da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que aconteceu na Escola Arlete Magalhães.

Durante as boas-vindas aos 33 estudantes, o município, através do setor de Educação Permanente em Saúde, apresentou dados demográficos e epidemiológicos de São Francisco do Conde, bem como a rede de serviços de saúde.

Eles visitaram o município durante a semana conhecendo a rede e os serviços como: Clínica de Referência à Saúde da Mulher, Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e a Pessoa com Doença Falciforme, Centro de Atenção Psicossocial e outros.

Saúde celebrou o Dia das Crianças no Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim:

O Dia das Crianças no Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim, foi comemorado no dia 10 de outubro de 2019, que realizou atividades com os pais e as crianças em atendimento de pediatria, psiquiatria, enfermagem, nutrição e outros.

Durante manhã e tarde ocorreram, além dos atendimentos normais, brincadeiras em celebração ao dia 12 de outubro (Dia das Crianças) e uma palestra sobre o Outubro Rosa – mês de combate ao câncer de mama, voltada aos pais.

Prefeito assinou Ordem de Serviço para retomada da construção da Unidade de Saúde de Paramirim:

No dia 21 de outubro de 2019, a comunidade de Paramirim voltou a sonhar com uma nova e moderna Unidade de Saúde. A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, assinou a Ordem de Serviço para a retomada das obras de construção da nova Unidade de Saúde da Família – USF do bairro de Paramirim. Essa USF também atenderá as comunidades de Vencimento, Madruga e Coroado.

Com a finalização desta nova unidade, a comunidade receberá um atendimento ainda mais qualificado e humanizado, atendendo às necessidades dos moradores da região. O novo espaço contará com cerca de 400 metros quadrados de área construída com: recepção, consultório médico, odontológico e de enfermagem, sala de procedimentos, sala de serviço social, sala de vacinas e curativos, sala de reuniões, copa/cozinha, área de depósito de materiais de limpeza, banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais, sala de utilidades/apoio à esterilização e mais.

Outubro é mês de cuidar da saúde da mulher franciscana com Mutirão de Mamografias e Ultrassons, na CRESAM e HDACAL:

No dia 26 de outubro de 2019, as mulheres de São Francisco do Conde aproveitaram o dia para cuidar da saúde. Foi realizado no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – HDACAL um Mutirão de Exames de Ultrassom de Mama. Além do Mutirão de Ultrassom, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU também promoveu, na Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, um Mutirão de Mamografias.

Ao todo foram contabilizados: 63 ultrassons e 42 mamografias, somado os dois mutirões.

Com a belíssima paisagem de Santo Estevão como pano de fundo, CAPS celebrou Dia Mundial da Saúde Mental 2019:

Em alusão a data comemorada em todo o mundo, o Dia da Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Enock Valentim Filho, realizou um passeio com os usuários do serviço no dia 25 de outubro de 2019, ao belo bairro de Santo Estevão, em São Francisco do Conde. O objetivo foi proporcionar um dia de alegria, descontração e atividades, além de chamar atenção para o reconhecimento da causa do sofrimento por problemas mentais e a promoção de saúde mental. A alimentação saudável também foi um ponto forte do encontro, bem como jogos de cartas e dominó, contemplação das paisagens naturais, roda de conversa e dinâmicas.

NOVEMBRO

Com público recorde, Caminhada 2019 pintou as ruas de São Francisco do Conde de azul e rosa para alertar sobre a luta contra o câncer:

A passagem do Outubro Rosa e a chegada do Novembro Azul foram lembradas por uma animada caminhada pelas ruas da cidade, chamando a atenção para a luta contra o câncer de mama e de próstata. E no ano de 2019 não foi diferente!

Com público recorde e mais de 2.600 pessoas nas ruas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, de forma muito divertida e animada, convocou homens e mulheres a se cuidarem!

O prefeito Evandro Almeida e o vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe) também caminharam pelas ruas, acompanhados pela secretária da Saúde Eleuzina Falcão e uma grande comitiva de secretários, vereadores, servidores municipais da Saúde e outras pastas, além da comunidade franciscana que acompanhou todo o trajeto.

Prefeitura de São Francisco do Conde entregou Unidade de Saúde da Família do Engenho de Baixo totalmente reformada:

Inaugurado em 2003, o Posto Médico João Benicio dos Santos, na comunidade do Engenho de Baixo, passou por uma ampla reforma na sua estrutura, e no dia 13 de novembro de 2019, foi entregue de volta a comunidade como Unidade de Saúde da Família Engenho de Baixo. A entrega contou com a presença do prefeito Evandro Almeida, vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe) e da secretária da Saúde Eleuzina Falcão, entre outros secretários municipais e vereadores.

Foram feitos reparos elétricos e hidráulicos; a construção de um espaço anexo com banheiro para portadores de necessidades especiais e salas; reforma de telhado, forro, manutenção, pintura e comunicação visual.

Novembro Azul: diversas ações estão sendo realizadas durante todo o mês para fortalecimento da saúde do homem:

Durante todo o mês de novembro de 2019, as Unidades de Saúde da Família – USF mobilizaram suas equipes e mantiveram os olhares voltados para o fortalecimento das ações em prol da saúde do homem.

Em todo o município, as 16 Unidades de Saúde e também as Unidades Satélites promoveram Salas de Espera com palestras, distribuição de materiais educativos e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, com o intuito de garantir a saúde integral do homem.

Mutirão de Saúde disponibilizou consultas com urologista para moradores da região do Caípe:

No dia 23 de novembro de 2019, foi realizado um Mutirão de Saúde no Complexo do Caípe de Baixo, com atendimentos direcionados para os homens.

Durante a primeira etapa do mutirão, foram disponibilizadas consultas com urologista para moradores das regiões do Caípe de Cima, Calmonte, Engenho de Baixo, Muribeca, Jabequara, Santo Estevão e as ilhas das Fontes e do Paty. Posteriormente em outras etapas, foram realizados exames de laboratórios (PSA) e Ultrassonografia. O Mutirão também foi estendido aos moradores dos bairros da sede, realizado no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima.

SESAU promoveu atividades em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes:

Em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, comemorado todos os anos na data 27 de outubro, e também ao Dia do Servidor Público (28/10), o Núcleo de Cuidados à Saúde da Criança e à Pessoa com Doença Falciforme, realizou no dia 29 de outubro de 2019, uma atividade conjunta em comemoração a essas datas.

O evento contou com a presença dos terapeutas Josephina Bacelar e Luter Vaz que, na oportunidade, realizaram uma roda de conversa com profissionais de saúde e pacientes do Núcleo, onde foram abordados temas espontâneos e livres.

Também foi promovida uma palestra pela médica hematologista do Núcleo, Dra. Cristina, sobre Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes.

Gestão municipal elabora um Plano de Ação caso o município franciscano venha a ser atingido por manchas de óleo:

No dia 08 de novembro de 2019, a Prefeitura, através de suas diversas secretarias, reuniu técnicos de múltiplas áreas para discutir questões envolvendo o derramamento de óleo nas praias do Nordeste. O município NÃO registrou a chegada de nenhuma mancha de óleo. No entanto, a gestão se articulou e propôs um Plano de Ação, caso a cidade viesse a enfrentar o problema.

O encontro foi proposto por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU e reuniu instâncias da gestão, como: Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP); Secretaria de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP), através da Defesa Civil e outros departamentos; Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE); e, Secretaria de Planejamento (SEPLAN).

DEZEMBRO

Com investimento de mais de R$ 2 milhões, São Francisco do Conde ganha CAPS e Academia da Saúde:

No dia 05 de dezembro de 2019, São Francisco do Conde ganhou dois novos espaços de saúde para a população: o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e a Academia da Saúde.

A entrega dos equipamentos foi promovida pelo governador Rui Costa, pelo prefeito Evandro Almeida, vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), deputado estadual Rosemberg Pinto, deputado federal Jorge Solla, e demais autoridades políticas e militares do município de São Francisco do Conde.

No passado, a política de saúde para as pessoas com necessidade de apoio psicológico e psiquiátrico, infelizmente, era trancafiar essas pessoas em manicômios. Isso tirava a pessoa do seu convívio social e com isso, tirava qualquer possibilidade de uma vida normal. Graças a Deus, as diretrizes e políticas de saúde mudaram no mundo inteiro. Precisamos acompanhar essas pessoas de forma permanente e apoiá-las na manutenção de sua saúde. Essa é a função desse equipamento”, disse o governador Rui Costa durante discurso. O governador ainda frisou que o investimento em equipamentos e construção de obra em São Francisco do Conde foi na ordem de R$ 2 milhões e 300 mil.

A entrega do prédio que vai abrigar as ações do CAPS Enock Valentim Filho, em São Francisco do Conde, foi motivo de grande alegria e emoção para o prefeito, que falou em discurso:

Estamos trabalhando para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Quero agradecer ao governador e ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Bom, por nos apoiarem nesse projeto. Em nome de Eleuzina Falcão, anfitriã dessa festa da Saúde, agradeço também aos vereadores, a equipe do CAPS e a nossa comunidade. Hoje é um dia histórico. Há quase 25 anos essa cidade começou um trabalho relevante e pioneiro na área da Saúde Mental, dentro do Hospital Célia Almeida Lima. Em 2010, inauguramos nosso CAPS Enock Valentim Filho e, hoje, após 25 anos, a Saúde Mental vai ter um espaço próprio para as suas atividades. Essa é uma conquista do povo franciscano”, salientou o prefeito Evandro Almeida.

Programa Saúde na Escola já levou informação para 6.300 alunos da rede municipal de ensino:

Em 2019 o município de São Francisco do Conde, através de uma parceria entre a Secretaria da Saúde – SESAU, com o apoio da Secretaria da Educação – SEDUC, conseguiu revolucionar o Programa Saúde na Escola, levando as ações do PSE para cerca de 6.300 alunos da rede municipal de ensino. Nunca antes neste município tantos alunos foram contemplados pelas temáticas desse programa, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

Em São Francisco do Conde, o Centro Educacional Claudionor Batista teve a importante missão de trabalhar com os 269 alunos o tema “Prevenção das violências, com foco no bullying”.

Em 2019, foram realizadas 169 atividades coordenadas pela equipe de Saúde Bucal das Unidades de Saúde da Família (USF), em parceria com a equipe da USF. Os temas mais trabalhados foram: saúde bucal (63); alimentação saudável (34) e ações de combate ao aedes aegypti (25).

Dezembro foi mês de luta contra o HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis e também de mobilização contra o Aedes Aegypti, em São Francisco do Conde:

No último mês de 2019, as Unidades de Saúde da Família (USF) do município tiveram a importante missão de continuar levando informações para comunidade, ajudar a disseminar a educação em saúde e promover a reflexão e mudança de hábitos.

Durante o mês intitulado de Dezembro Vermelho, ações que fizeram parte da  agenda da Saúde, todas as 16 Unidades de Saúde da Família, trataram sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, entre outras temáticas.

As Unidades de Saúde da Família promoveram atividades de Sala de Espera sobre os temas: Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré. Também foram promovidas palestras sobre a Acuidade Visual. Que foi um tema que contemplou  as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), onde no total, 20 crianças foram atendidas, entre elas 12 encaminhamentos para consulta com oftalmologista.

Foram promovidas atividades na comunidade sobre a Prevenção do Vírus HIV/AIDS e Outras Doenças. Além da distribuição de materiais educativos e das orientações, a equipe realizou distribuição de preservativos.

A Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM também fez uma atividade em alusão às Doenças Sexualmente Transmissíveis para alertar as mulheres.

Em São Francisco do Conde o Natal começou mais cedo, através do Natal Solidário do SAMU 192:

No dia 13 de dezembro de 2019, a equipe de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 promoveu um ato solidário em prol da comunidade, através da entrega de cestas básicas, com alimentos arrecadados por meio de outro ato de bondade, o Curso de Primeiros Socorros promovido para comunidade.

A ação aconteceu nos bairros de São Bento e Porto de Brotas, em São Francisco do Conde. Foram entregues 50 cestas no total.

Skip to content