São Francisco do Conde apresentou práticas de acolhimento e monitoramento em saúde durante o Congresso da ABRASCO

São Francisco do Conde participou e apresentou suas experiências exitosas na área da Saúde, durante o Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO.

A ABRASCO foi criada com o objetivo de atuar como mecanismo de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em Saúde Coletiva, para fortalecimento mútuo das entidades associadas e para ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica, e desta com os serviços de saúde, as organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil.

O congresso, em 2018, aconteceu no Rio de Janeiro, de 26 a 29 de julho, onde dois dos trabalhos realizados no município de São Francisco do Conde foram apresentados. São eles: ‘A experiência de São Francisco do Conde com o Acolhimento Pedagógico’ e ‘Impactos na qualidade dos dados produzidos na Atenção Básica e lançados no E-SUS’.

As experiências do município compartilhadas durante o evento servirão para que outras cidades possam implantar as ideias em seus territórios.

Sistema E-SUS – O acompanhamento das ações de saúde é uma tarefa extremamente importante que deve fazer parte do cotidiano das equipes de Atenção Básica. Esta atividade, além de auxiliar os trabalhadores a enxergarem seu território, exprime o resultado do seu trabalho, podendo ser potente ferramenta de reflexão e transformação do processo de trabalho. O trabalho apresentado demonstrou a qualificação das informações produzidas nas equipes e lançadas no E-SUS.

O Acolhimento Pedagógico, em São Francisco do Conde, trouxe como proposta a formação e/ou qualificação da Estratégia de Saúde da Família, buscando reconhecer os profissionais como protagonistas do processo de trabalho. A ação envolveu o cotidiano de trabalho das equipes de saúde, permitindo momentos de reflexão e avaliação dos comportamentos profissionais, como instrumento capaz de modificar a realidade, impactando no atendimento da população franciscana e refletindo nos indicadores de saúde do município.

São Francisco do Conde foi premiado no CONASEMS

São Francisco do Conde também teve seu trabalho selecionado para participar da Mostra Brasil – Aqui tem SUS, dentro do XXXIV Congresso Nacional do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que aconteceu de 25 a 27 de julho de 2018, em Belém (PA).

O trabalho apresentado no congresso, que servirá como experiência para todo o Brasil, foi o “Acolhimento Pedagógico” e, dessa experiência, representantes do município voltaram para casa com o Prêmio Melhor Experiência na Atenção Básica.

O “Acolhimento Pedagógico” aconteceu em 2017 e envolveu o cotidiano de trabalho das equipes de saúde, permitindo momentos de reflexão e avaliação dos comportamentos profissionais, como instrumento capaz de modificar a realidade, impactando no atendimento da população franciscana e refletindo nos indicadores de saúde do município. Além disso, houve a parceria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB e do Instituto de Saúde Coletiva – ISC/ UFBA.