São Francisco do Conde apresentou Projeto Odontologia é ART

O munícipio de São Francisco do Conde reuniu, na manhã da última quarta-feira, 06 de junho, os profissionais de odontologia das Unidades de Saúde da Família (USF) para tratar da implantação do Projeto Odontologia é ART. Também estiveram presentes na apresentação representantes da Secretaria da Educação – SEDUC, que será parceira no projeto.

 A sigla em inglês (ART) faz referência ao Tratamento Restaurador Atraumático, cujo objetivo é reduzir a perda precoce de dentes (dentes de leite) e oferecer um tratamento eficaz por meio de técnicas pouco invasivas e instrumentos manuais, acabando com a cultura do “se doeu, arranca!”.

O projeto é importante porque podemos levar para as escolas uma alternativa de atendimento para as crianças que não têm oportunidade de realizar o tratamento na Unidade de Saúde, pois os pais não têm tempo de levá-las durante o dia. Como a técnica é simples, não invasiva e não exige equipamentos odontológicos, ela pode ser realizada em qualquer ambiente limpo, arejado e claro. Com isso, queremos intervir precocemente no processo de cárie dental, a fim de que não haja evolução e, dessa forma, perda precoce dos dentes. Além disso, realizaremos um levantamento epidemiológico para avaliar a qualidade da saúde bucal das crianças franciscanas, com o objetivo de termos um parâmetro para atingir as metas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde. Para a ação utilizaremos os profissionais da equipe do Programa de Saúde da Família, cujo objetivo é de promover saúde e prevenção e é isso que pretendemos fazer”, declarou a coordenadora de Saúde Bucal do município, Silvana Sampaio.

O objetivo do encontro, que aconteceu no Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim, foi discutir o projeto com as equipes, definir quais escolas vão participar da ação, de acordo com critérios técnicos e delimitar a equipe de trabalho que vai atuar durante as consultas itinerantes.

O Tratamento Restaurador Atraumático é um tratamento alternativo para a cárie dentária, onde a dentina cariada desmineralizada e insensível é removida apenas com instrumentos manuais, sem a necessidade de eletricidade ou anestesia.

Após a remoção da substância dentária cariada, a cavidade é preenchida e a dor é significantemente reduzida nas crianças e adultos que recebem o tratamento.

 

Skip to content