São Francisco do Conde é o 1° município do Recôncavo Baiano a realizar cirurgia por videolaparoscopia em hospital público

 

hdacal

O município de São Francisco do Conde é o 1° do Recôncavo Baiano a realizar cirurgia por videolaparoscopia em um hospital público. Os procedimentos aconteceram na última sexta-feira (13), no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (HDACAL), com duas pacientes que precisavam de cirurgia para retirada de pedras na vesícula.

A cirurgia por videolaparoscopia também é chamada de cirurgia a laser, ainda que não haja a utilização de nenhum laser neste método. O que a gente tem de melhor no resultado é uma recuperação mais rápida e a alta precoce. As pacientes já serão liberadas no final da tarde, enquanto na cirurgia convencional elas poderiam ter de ficar por até 72h internadas. Essas são cirurgias muito menos agressivas do que as convencionais, onde os cortes são maiores e envolvem também estruturas musculares importantes. A cirurgia por videolaparoscopia já é uma realidade, mas em hospitais públicos é mais rara, pois são materiais caros e precisavam de um médico especialista em videocirurgia para o procedimento. O material em São Francisco do Conde é todo de ponta e inclui uma tela Full-HD (Alta Definição). Hoje, a gente consegue fazer esse tipo de procedimento com muita tranquilidade. O que foi feito aqui é igual ao que se faz em hospitais de grande porte em Salvador”, explicou o médico especialista, Anderson Cançado, durante entrevista antes de realizar o procedimento cirúrgico.

Na cirurgia por videolaparoscopia, uma espécie de microcâmera é usada para mostrar a vesícula biliar e sua retirada através de uma pequena incisão abdominal de cerca de 1 cm. As vantagens são: pouca dor no pós-operatório, alta precoce, ótimo resultado estético e retorno quase imediato às atividades cotidianas.

Após o sucesso da cirurgia, o secretário municipal da Saúde – SESAU, o médico Marco Aurélio Bartolomeu dos Santos, declarou: “nós iniciamos na sexta-feira a primeira e a segunda cirurgia por videolaparoscopia em São Francisco do Conde, no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima. Esse é um grande avanço na região, principalmente para as pacientes que foram operadas pela manhã e por volta das 18h ou 19h tiveram alta. Em termos de ocupação de leitos e de operacionalidade do hospital vai ser excelente. Além disso, tem o conforto do paciente que volta pra sua casa no mesmo dia, o que é uma coisa maravilhosa. Estamos trazendo este avanço para otimizar os serviços”, revelou.

As pacientes submetidas ao novo procedimento operatório também deram declaração. “Eu gostei. Tenho amigas que estão precisando da cirurgia e eu vou falar para elas procurarem o hospital, pois foi muito bom. Queria muito fazer desta forma e estava com medo de fazer da forma tradicional. Ainda bem que deu certo”, contou a paciente Jucimeire Alves, moradora da Rua da Caixa D’Água, no bairro de Campinas. “Eu estava correndo atrás dessa cirurgia. Vivia na emergência aqui do hospital sentindo dor. O hospital ligou me avisando e a equipe médica foi excelente. Não estou com dor nenhuma”, falou Nilzilane dos Santos Souza, da Nova São Francisco, pouco mais de uma hora após o procedimento.

A cirurgia videolaparoscópica cresce cada vez mais e nós estamos acompanhando essa evolução na saúde, no intuito de diminuirmos a fila de pacientes cirúrgicos na nossa cidade e trazer conforto para o nosso paciente. Montamos uma estrutura com equipamentos de primeira linha em nosso centro cirúrgico, os mesmos utilizados nas principais redes hospitalares do Brasil e do mundo. A cirurgia por vídeo traz vários benefícios para o paciente, por ser um procedimento minimamente invasivo, de baixíssimo risco de infecção, recuperação pós-cirúrgica excelente, além da parte estética. Essas pacientes foram privilegiadas por terem sido as primeiras a realizarem cirurgia por vídeo em hospital da rede pública no Recôncavo Baiano e na  Região Metropolitana de Salvador“, disse o diretor-médico da unidade, Dr. Thiago Rios.

Equipe médica
*Dr. Thiago Lopes Rios – Clínico Geral/ Diretor-Médico
*Dr. Anderson Cançado – Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo/ Videolaparoscopia/ Nutrologia
*Dr. Rogério Dewilson – Anestesista
*Dr. José Antônio – Ginecologia/Obstetrícia

Equipe de enfermagem
*Marjory Mota, Ivia Carla

Técnicas de enfermagem
*Dione Nascimento, Waldemar Ferreira e Fabiana Leite

Skip to content