São Francisco do Conde em Ação recebeu secretário da Saúde

radioprograma

Esta semana, o convidado do Programa São Francisco do Conde em Ação foi o secretário da Saúde, do município, Alberto Jorge Mattos, popularmente conhecido como Beto Maria. Em visita ao estúdio, o secretário conversou com a população franciscana e falou sobre temas como: a inauguração da Unidade de Saúde da Família Manoel Natanael dos Santos, no bairro de Fazenda Macaco, que será nesta sexta-feira (13), e aproveitou para convidar todos a participarem do evento. Alberto Jorge Mattos também chamou os cidadãos para compareceram ao Cejal (Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho), onde vão ser entregues, também na sexta-feira (13), os kits dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS. “Nós vamos estar entregando mais uma unidade de saúde à população. A obra começou no governo de Rilza e é uma unidade satélite da Baixa Fria e vai colaborar muito com a saúde. Esse é um equipamento importante para a comunidade, que anseia muito por esta obra há tempos”.

Além do convite, o secretário explicou também que quase 100% do município já é coberto por uma unidade do Programa de Saúde da Família – PSF, e que espera que até o final desta gestão todas as unidades funcionem em prédios públicos. A repórter Mônica França perguntou ao entrevistado o que mais pode ser feito para que São Francisco do Conde tenha uma saúde de excelência e seja referência na região. “Temos a perspectiva de construir uma policlínica, que viria a ser construída nas 11 Casas, na Fazenda Macaco, e o projeto está em estudo. Essa policlínica vai dirimir muitos os problemas da comunidade, assim como desafogar o número de pessoas que são atendidas no hospital e evitar também que as pessoas precisem se deslocar para outras cidades, através dos nossos credenciamentos para a realização de exames. Pensamos também na ampliação do número de leitos no hospital”, listou o secretário. Além disso, Beto Maria falou sobre demais obras que vão ser entregues a comunidade. “Nos próximos dias vamos estar entregando também mais unidades de saúde em Campinas, Caípe de Cima, Paramirim e uma unidade satélite no Socorro, que era um anseio da população. Além disso, temos o NASF (Núcleo de Apoio da Família) que tem como objetivo dar apoio as equipes de saúde”.

Já Henrique Pena perguntou ao secretário sobre o hospital, que hoje é administrado por uma empresa terceirizada. Sobre o tema, o secretário garantiu: “estamos estudando o contrato, ele é enorme, mas podemos garantir que hoje temos menos gastos e desperdícios que antes. Aconteciam situações como a de funcionários que não cumpriam seus horários e, hoje,  o hospital é um serviço que atende a comunidade. Temos uma grande demanda de pessoas que procuram o nosso hospital e se ele não fosse um serviço de qualidade, não haveria tanta gente de fora em busca de atendimento. É uma pena que algumas pessoas do município não consigam enxergar os méritos deste serviço. Porém, tenho consciência de que na saúde sempre haverá problemas e nós estamos aqui para dirimir isso”, afirmou.

O secretário Alberto Jorge Mattos também falou de outra questão, que segundo ele, é de extrema importância: a qualidade no atendimento. “Temos nos preocupado muito com a humanização no atendimento e eu peço aos funcionário que tenham a sensibilidade de receber bem os nossos irmãos franciscanos. Aproveito o momento também para disponibilizar os telefones da Secretaria da Saúde: 3651-8194, 3651-8196 e 3651- 8125, além do número corporativo que é o 8643-3900”.

Quanto ao tema falta de medicamentos, Alberto Jorge Mattos garantiu que quando o cidadão o procura ou aos demais técnicos da secretaria, eles fazem o máximo para providenciar a ajuda necessária. A apresentadora também falou dos diversos programas que a saúde possui, a exemplo da saúde do homem, saúde da mulher, saúde bucal, saúde laboral, e perguntou se eles têm chegado a todos os munícipes?

Em resposta, o secretário afirmou que este é um desafio, já que o município possui uma grande extensão territorial e revelou: “recebemos um mamógrafo do Aristides Maltez e estamos pensando na região do Caípe. Levando o serviço para essa comunidade e região, pois o nosso objetivo é atender a 100% da comunidade”.