São Francisco do Conde ganhou uma nova sede do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

Na última quinta-feira, 05 de dezembro de 2019, São Francisco do Conde ganhou dois novos espaços de saúde para a população: o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e uma Academia da Saúde, a primeira do município.

Os dois fazem parte da rede de serviços do Sistema Único de Saúde – SUS municipal.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço especializado em saúde mental para acompanhamento, cuidado e reabilitação psicossocial de pessoas maiores de 18 anos, com transtorno mental severo e persistente; existe no município desde dezembro de 2010. Em 2019, ganhou uma sede própria, em parceria com o Governo do Estado, construída e pensada para atender a esse público.

O CAPS é composto por uma equipe multiprofissional que reúne psiquiatra, farmacêutico, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista, equipe de enfermagem, oficineiros e outros.

O novo CAPS vai oferecer: acolhimento, consulta individual, visita domiciliar, oficinas e grupos terapêuticos, entrega de medicamentos, orientações psicossociais e encaminhamentos, ações de educação em saúde em parceria com outros serviços de saúde, educação e desenvolvimento social. O serviço ainda oferta reunião com as famílias e assembleias com usuários do serviço.

A diretora de Média e Alta Complexidade em Saúde do município, Raymara Xavier, explica que além de dois novos espaços físicos, a comunidade de São Francisco do Conde passa a contar com um serviço mais bem planejado, visando o bem-estar da comunidade: “O município tem um ganho muito grande com esses equipamentos extremamente qualificados e o trabalho de excelentes profissionais que vêm fazendo o diferencial para reorganizar o processo de trabalho, junto com Atenção Básica, implantando fluxos e protocolos. Nosso objetivo é garantir que quem precisa, tenha o acesso garantido”.

Raymara reforça ainda que: “o tipo de atendimento realizado pelos CAPS tem como base a visão de saúde ampliada, ou seja, abandona a ideia de saúde como a ausência de doença, e pensa o ser humano como um todo, considerando suas condições de vida, psicológica, física, dentre outros aspectos”.

Além da nova sede do Caps Enock Valentim Filho, o município ganhou outro serviço na área de saúde mental, com a implantação de um ambulatório de psiquiatria no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima. Esse serviço passa a atender pessoas com adoecimento psíquico leve e moderado, acima dos 18 anos.

Os atendimentos acontecem no hospital as terças e sextas-feiras pela manhã. Já o CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

Skip to content