Secretaria da Saúde de São Francisco do Conde recepcionou estudantes de Medicina da UNEB, na segunda (09)

O município de São Francisco do Conde acolheu no dia 09 de dezembro, cerca de 20 alunos do curso de Medicina, promovendo um espaço de interação e vivência aos estudantes da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Essa foi a última turma que veio ao município em 2019.

Durante as boas-vindas, como de praxe, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU apresentou dados demográficos e epidemiológicos de São Francisco do Conde, bem como a rede de serviços de saúde. O objetivo é que os alunos conheçam a Rede Municipal de Saúde e quais serviços são ofertados aos franciscanos. Essa etapa aconteceu na segunda-feira, dia 09 de dezembro, pela manhã, no auditório da SESAU.

No período da tarde, apresentaram-se representantes das diretorias de Planejamento em Saúde, Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental e de Saúde do Trabalhador.

Agora que já conhecem teoricamente toda a Rede Municipal de Saúde, durante esta semana, os estudantes estarão no município para conhecer a rede in loco. Eles vão visitar serviços como: Clínica de Referência à Saúde da Mulher, Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e a Pessoa com Doença Falciforme, Centro de Atenção Psicossocial, Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, entre outros equipamento de saúde.

Entre as ações desenvolvidas no município, em 2019, que foram destacadas na apresentação, estão:

• Implantação do Grupo Condutor de Trabalhos da Rede Cegonha;
  • Capacitação de profissionais para atuarem no pré-natal;
  • Implantação do pré-natal social nas Unidades de Saúde da Família (USFs);
  • Implantação do pré-natal odontológico nas USFs;
  • Início da implantação do pré-natal do parceiro nas USFs de São Bento e Centro II;
  • Vinculação da gestante ao hospital;
  • Entrega de um novo espaço onde funciona a USF Calmonte;
  • Inauguração do CAPS e Academia da Saúde (parceria com Governo do Estado);
  • Elaboração da política municipal de Educação Permanente em Saúde;
  • Serviço de Fisioterapia Domiciliar (premiação estadual pelo trabalho de assistência);
  • Reforma das USFs de Engenho de Baixo e Campinas;
  • Implantação do ambulatório de psiquiatria no HDACAL para pacientes que não têm perfil CAPS.