São Francisco do Conde promove atividades para falar de Hepatites Virais

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU tem aproveitado o mês de julho para abordar temas relacionados às Hepatites Virais nas Unidades de Saúde da Família (USF). A hepatite é a inflamação do fígado, ela pode evoluir (tornar-se crônica) e causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Ela é uma doença silenciosa que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Formas de transmissão:

  • Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
  • Transmissão sanguínea: sexo desprotegido ou compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha, pinças e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);
  • Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

No caso das hepatites B e C, é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

Para esclarecer a comunidade, a USF do Socorro promoveu palestra no dia 18 de julho com a equipe multidisciplinar da unidade composta por médico, assistente social, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde. E, após a palestra, foram realizados Testes Rápidos para detecção de Hepatite B e Hepatite C.

A USF do Centro I também está disponibilizando para a comunidade franciscana Testes Rápidos, de segunda a sexta-feira, na unidade, e promoverá uma caminhada no dia 25 de julho, pela manhã, com distribuição de preservativos e panfletos para a comunidade.

Quem também promoveu atividades foi a equipe de saúde de Paramirim, com palestra sobre imunização contra Hepatite B e testes rápidos.

Para se informar sobre a doença, procure a sua Unidade de Saúde da Família.

Skip to content