São Francisco do Conde recebeu honraria do Prêmio Irmã Dulce, pelo segundo ano consecutivo

No dia 23 de julho de 2019, aconteceu a abertura do 7° Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia – Governança, Regionalização e Financiamento. O evento é realizado pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), entre a terça e quarta-feira (23 e 24 de julho), no auditório da UPB, em Salvador.

A programação de abertura do congresso contou com palestras de Willames Freire, novo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), e Mauro Junqueira, ex-presidente e atual secretário executivo do CONASEMS. Também estiveram presentes: o secretário Estadual de Saúde Fábio Vilas-Bôas e o deputado federal Jorge Solla.

No entanto, o momento mais esperado da noite foi a entrega do Prêmio Irmã Dulce, que consagrou as experiências exitosas na área da saúde no estado da Bahia. O momento foi de celebração e a entrega do prêmio um momento de interação e intercâmbio de conhecimento entre os municípios do estado.

É uma honra representar o município mais uma vez e levar para casa essa importante medalha. Esse prêmio é a certeza de que estamos no caminho certo, promovendo saúde e acesso a quem precisa. Nossa maior vitória é, em tempos de contenção de despesas que o país vive, podermos ofertar um serviço de qualidade, que faz a diferença na vida das pessoas“, frisou a secretária da pasta, Eleuzina Falcão.

A experiência em saúde que levou o município a receber a honraria foi: ‘Serviço de Fisioterapia Domiciliar: Contribuições para continuidade do cuidado aos usuários do SUS, de São Francisco do Conde’.

Atualmente, o município leva fisioterapia a cerca de 330 pacientes de forma domiciliar, ou seja, acamados e pessoas com limitação na mobilidade são atendidas em casa. Além do atendimento nas residências, mais 200 pessoas são atendidos no Serviço de Fisioterapia Clínica – SFC, na Rua Raimundo Ribeiro – Centro, e o Serviço ainda promove cerca de 280 atendimentos para a população da região do Caípe, no Complexo de Saúde do Caípe de Baixo.

Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia

O segundo dia de atividades do Congresso será marcado pela reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), além da Assembleia Geral Ordinária e Eleição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e membros representantes do COSEMS/BA na CIB.