São Francisco do Conde recebeu o Projeto Itinerante “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, em comemoração ao bicentenário da Independência

São Francisco do Conde recebeu nesta quinta-feira (06) a visita do Projeto Itinerante “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Pedro Calmon (FPC), que é ligada a Secretaria de Cultura do Estado, através do Centro de Memória da Bahia (CMB). A realização do evento no município contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT e da Secretaria da Educação – SEDUC.

O Projeto aconteceu na Praça da Independência, situada na orla da cidade, foi aberto ao público e contou principalmente com a presença de estudantes das escolas públicas do município. Além de trazer uma aula sobre a participação dos municípios nas batalhas pela independência do Brasil na Bahia, a programação contou com atividades lúdicas da Biblioteca de Extensão (BIBEX), com os serviços da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), da Secretaria de Promoção de Mulheres (SMP) e do Conselho Estadual da Juventude (COJUVE).

As atividades do projeto buscam, principalmente, fortalecer os episódios das lutas e a importante participação da cidade, para isso, foi entregue e inaugurado o marco histórico alusivo à memória da consolidação da independência do país, contando um pouco da participação do município nas lutas pela independência.

Durante o evento, que teve uma programação diversificada para o dia inteiro, dentre outras atividades, houve a apresentação cultural do Grupo Fruto do Conde, da Filarmônica Lira 30 de Março, da manifestação cultural Samba Chula Mirim Flores de Pitanga, apresentações de estudantes das escolas da rede municipal e exposição de alguns de seus projetos relacionados à temática.

Os estudantes e os munícipes que participaram das atividades do projeto gostaram da ação, e ficaram encantados com a belíssima apresentação de teatro musical que contou toda trajetória das lutas na Bahia pela independência do Brasil.

Ao todo, o projeto estará percorrendo 16 municípios que tiveram participação ativa na luta para expulsar os portugueses das terras brasileiras.