São João de iniciativa popular é discutido com a Prefeitura de São Francisco do Conde

Através do desejo de comerciantes locais, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – órgão que os representa – juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura e Câmara de São Francisco do Conde (SINDSEFRAN), Associação dos Músicos, Associação dos Mototaxistas, Associação dos Taxistas, Associação do Transporte Alternativo (ASTRAM), Sociedade Civil e Associação dos Blocos formaram uma comissão e elaboraram um projeto que contemplasse a realização do São João no município.

O projeto, intitulado “São João Popular”, foi apresentado ao prefeito Evandro Almeida na manhã da última quinta-feira, 01 de junho. Entre as propostas apresentadas estão a definição de 4 dias de festa, com contratação de 20 bandas locais, as quais irão tocar apenas músicas do gênero forró. Os dias do festejo serão 23, 24, 28 e 29 de junho, período em que se celebra o São João e o São Pedro. A perspectiva é que os investimentos sejam financiados pelo comércio local e empresas parceiras do município, sendo que a contrapartida da Prefeitura se dará por meio da garantia da execução de serviços públicos como: serviços de saúde, limpeza, trânsito e comunicação – o que representará gastos menores para a gestão municipal, uma vez que no último dia 02 de maio a Prefeitura emitiu nota sobre o cancelamento do Arraiá do Chico, justamente devido aos altos gastos que se têm com a festa e o cenário econômico atual não aponta um bom momento para isso.

A proposta, de iniciativa das classes comerciais e demais categorias, foi vista com bons olhos pelo prefeito e por secretários municipais. _”Eu parabenizo a iniciativa de vocês. Essa mobilização só demonstra que estamos vivendo um novo momento na cidade”_, ressaltou Almeida. Já a secretária de Turismo Ússula Flávia, destacou o papel da Prefeitura enquanto apoiadora da ação: “estamos vivendo um novo momento que reflete a integração dos diversos segmentos para realização de eventos cada vez mais sustentáveis. Nessa perspectiva, temos articulado com municípios parceiros a inserção das nossas bandas e grupos culturais na programação junina deles, como conseguimos recentemente com o Lindroamor, que fez a abertura do São João de Cruz das Almas. Nesse contexto, a gestão será uma parceira articuladora do evento, o que significa que serão gerados custos mínimos aos cofres municipais, vez que o prefeito tem outras prioridades”.

A iniciativa tem como base o fomento da economia local, além da manutenção e conservação da tradição nordestina, conforme indicaram Eduardo Silva (presidente do SINDSEFRAN) e Marcelo Alves (diretor financeiro da CDL). Além dos gestores e representantes supracitados, estiveram presentes no Gabinete: capitão Joelson (Polícia Militar), Osman Ramos (secretário de Cultura), Ana Cristina Marques (chefe de Gabinete), Silvana Costa (superintendente da Secretaria de Serviços, Conservação e Ordem Pública) e Cândido Lucas Bezerra (assistente técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico).