Controladoria realizou a primeira etapa do treinamento para os assessores de Controle Interno da administração pública

A Controladoria Geral do Município de São Francisco do Conde – COGEM realizou na última terça-feira (06), no auditório da Secretaria da Saúde – SESAU, um treinamento para os assessores de Controle Interno de todos os órgãos da administração pública.

Na oportunidade, os técnicos da COGEM abordaram alguns assuntos pertinentes ao trabalho desenvolvido pelos​ agentes de Controle Interno das secretarias municipais, onde foi demonstrado como é feito o acesso do E-TCM para consultar os processos e subsidiar respostas ao Tribunal de Contas dos Municípios​ – TCM, além do acesso à plataforma do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, as Leis de Transferência e as atribuições do TCM.

A controladora geral de São Francisco do Conde, Kátia Behrens, esteve presente no evento, assim como os técnicos que ministraram o treinamento, Edinei Lago – diretora do Departamento Administrativo da COGEM; Cleidiane Silva Matos – diretora do Departamento de Prestação de Contas e Transparência e Elionai dos Santos – gerente do Departamento de Prestação de Contas.

A diretora do Departamento de Prestação de Contas e Transparência da Controladoria Geral de São Francisco do Conde, Cleidiane Silva Matos, destacou o objetivo dessa ação promovida pela COGEM. “Essa ação visa ajudar no desenvolvimento e na capacitação dos servidores municipais, não só para responder alguma notificação, mas também de forma prévia para que não ocorra divergência ou inconsistência nos processos ou em qualquer âmbito do setor público”. A diretora também explicou o papel da Controladoria do município. “O controle tem o papel não só de fiscalizar, como também o de direcionar toda administração”.

Luiz Gustavo Negreiros, que atua no Controle Interno da Secretaria de Governo – SEGOV, salientou a importância do treinamento para o aprimoramento do trabalho desenvolvido em todas as secretarias do município. “Essa ação tende a contribuir para que os processos advindos das secretarias não cheguem com falhas a COGEM, evitando com isso as notificações do TCM. Eu considero o Controle Interno uma das pastas mais importantes de uma boa gestão, pois é através dele que o gestor tem segurança para assinar um processo sem que ocorra posteriormente a notificação do Tribunal de Contas ou de outros controles externos”, disse Negreiros.

Vale salientar que esses encontros acontecerão todas as terças-feiras, às 09h. No próximo serão abordados assuntos relevantes à análises de processos. Para mais informações entre em contato com a Controladoria Geral do Município – COGEM através do telefone: (71) 3651-8159.