Saúde capacita médicos e enfermeiros sobre Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, está promovendo para os profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica em Saúde uma capacitação sobre o Caderno 32, do Ministério da Saúde, que fala sobre Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco. A enfermeira mediadora desta ação é Sheila de Oliveira, enfermeira obstetra, da Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM.

O caderno aborda questões relacionadas ao acompanhamento da gravidez de risco habitual e de suas possíveis intercorrências, promoção da saúde, gestação em situações especiais, assistência ao parto, questões legais relacionadas à gestação, ao parto/nascimento e ao puerpério.

Participaram da última capacitação promovida pela SESAU, no dia 19 de fevereiro de 2019, as equipes das Unidades de Saúde de Nova São Francisco, Caípe de Baixo, Engenho de Baixo, Socorro e Muribeca.

Já no primeiro encontro da capacitação estiveram presentes os profissionais dos bairros de: Paramirim, Campinas, Baixa Fria e Jabequara.

Esse caderno está inserido no âmbito do componente pré-natal da Rede Cegonha com o objetivo de apoiar as equipes de Atenção Básica na qualificação do cuidado e na articulação em rede. Constitui-se em ferramenta que, somada à capacidade das equipes e dos gestores, contribui para a constante melhoria do acesso e da qualidade na Atenção Básica.