Saúde capacita profissionais para cuidar de usuários de crack, álcool e outras drogas

caminhos do cuidado

Está sendo realizado em São Francisco do Conde o projeto Caminhos do Cuidado: Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas), visando melhorar a atenção ao usuário de entorpecentes e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. O público-alvo são Agentes Comunitários de Saúde – ACS e técnicos em enfermagem da Atenção Básica.

A capacitação acontecerá no Auditório da Secretaria da Saúde – SESAU e é uma parceria do Ministério da Saúde com a Fundação Oswaldo Cruz, o Grupo Hospitalar Conceição e a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), além da Secretaria Estadual da Saúde –SESAB. O objetivo é capacitar 86 profissionais.

São Francisco do Conde receberá 04 tutores aprovados pela seleção nacional, sendo um deles profissional da Secretaria Municipal da Saúde. A formação da primeira turma será nos dias 12,19 e 26 de março de 2014, e a segunda turma dias 18, 25 de março e 01,08 e 15 de abril. O curso terá carga horária de 60 horas

Esta ação se insere no eixo de cuidado do plano integrado de combate às drogas: ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.

O curso foi dividido em três eixos temáticos:

•             Eixo Temático 1: Conhecendo o território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em saúde mental.

•             Eixo Temático 2: A caixa de ferramentas dos ACS e atendente de  Enfermagem na Atenção Básica.

•             Eixo Transversal: Reforma Psiquiátrica, Redução de Danos e Integralidade do cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental e no uso de álcool, crack e outras drogas.