Equipe feminina é vítima de preconceito em jogo realizado em São Paulo

feminino 1

No último dia 04 de março, terça-feira de carnaval, o São Francisco Esporte Clube entrou em campo para o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil Feminina. Mas engana-se quem pensa que a surpresa do jogo foi o placar de 5×0 conquistado pelo adversário Ferroviária – SP.

A equipe sanfranciscana foi vítima de racismo no gramado da Arena da Fonte, na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo. Desde o aquecimento as jogadoras escutavam absurdos como ‘nordestino tem que sumir do mapa’, que ‘nordestino é a vergonha do país’, ‘porcos’, ‘miseráveis’. E as agressões continuaram até o final da partida.

De acordo com nota divulgada pelo técnico da equipe Mário Augusto cerca de 40 torcedores do time paulista agrediram a delegação do São Francisco, arremessando um sapato e uma garrafa de água. Uma bateria de celular foi atirada no campo, e atingiu o técnico, que levou um corte no rosto.

“É inadmissível que atos de preconceito aconteçam no nosso país que é extremamente miscigenado, onde não temos brancos. Fomos agredidos verbalmente e fisicamente, tive três jogadoras atingidas com cuspe: Norma, Claudinha e Camila e outra que foi chamada de macaca (Patrícia). Eu fui atingido na testa por uma bateria de celular. Tudo isso é muito desrespeitoso, eles não estavam protestando contra a produção do nosso time em campo e sim contra o fato de sermos Nordestinos, negros. Nossa equipe está muito abalada com tudo isso, mas não vamos deixar impune, denunciei em todos os lugares e agora a Federação está em busca de uma punição ao time, para quem sabe até proibir jogos na cidade. Lá o histórico de preconceito é antigo, não é a primeira vez que acontece isso em uma partida de futebol. Na universidade eles não querem que entrem negros, o preconceito é enraizado”, enfatiza o técnico do São Francisco Esporte Clube feminino, Mário Augusto.

A Federação Baiana de Futebol está adotando medidas junto ao Tribunal Superior de Esportes e a Confederação Brasileira de Futebol para que a equipe do Ferroviária, de São Paulo, seja punida devido ao comportamento preconceituoso da sua torcida.

Eliminada da Copa do Brasil, neste mesmo jogo após derrota por 5×0, a equipe sanfranciscana agora inicia preparação para o Campeonato Brasileiro que será realizado em julho, após a Copa do Mundo.

Skip to content