Saúde promove campanha de combate às hepatites virais em salões de beleza, barbearias e estúdios de tatuagem

A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através das vigilâncias Sanitária e Ambiental – VISA e da Saúde do Trabalhador – VISAT, promoveu no último dia 16 de julho, uma série de visitas a salões de beleza, barbearias e estúdios de tatuagem da região do Centro de São Francisco do Conde. A ação faz parte da campanha prevista no Calendário da Saúde para o mês de julho, denominado de Julho Verde e Amarelo, que visa promover a saúde do trabalhador e a prevenção das hepatites virais.

O intuito dessas visitas é orientar os proprietários e funcionários desses estabelecimentos sobre a redução dos riscos a que eles estão expostos e também os frequentadores (clientes), diante da transmissão de doenças como hepatites virais, micoses, dermatites, sarna, entre outras.

Hepatites virais são um grupo de doenças provocadas por vírus que causam inflamações no fígado e, se não tratadas, levam a complicações irreversíveis.

Existem 5 tipos ou classes do agente infeccioso — A, B, C, D e E — que estão presentes em todo o mundo, ainda que algumas localidades tenham maior prevalência de um tipo. No Brasil, os mais comuns são os tipos A, B e C. A melhor forma de se proteger é por meio da vacina.

A próxima visita acontecerá nesta terça-feira, dia 23 de julho, nos demais bairros da cidade.

Skip to content