Ministério da Saúde criou o canal SAÚDE SEM FAKE NEWS para combater notícias falsas

Seja em São Francisco do Conde ou em qualquer lugar do país, quase todo mundo já recebeu, em seu celular, alguma mensagem com informações sobre saúde. Esses assuntos são variados: desde remédios “milagrosos”, informações sobre vacinas, procedimentos de emergência, textos sobre alguma doença, receitas caseiras, etc.

O primeiro impulso é repassar a mensagem aos seus amigos e familiares, sem nem ao menos procurar saber se a informação é verdadeira. É assim que as notícias falsas se tornam um fenômeno. De reenvio em reenvio, as chamadas “Fake News” ganham força e tomam enormes proporções, principalmente se tratando de saúde.

O problema é que, com essa facilidade de compartilhamento, muitas pessoas preferem confiar em boatos que chegam por mensagem e deixam de acreditar em fontes oficiais de informação. E, no que diz respeito ao segmento da Saúde, uma notícia mentirosa é extremamente perigosa e pode até matar.

Para facilitar o acesso de todos a conteúdo de qualidade, o Ministério da Saúde criou um canal exclusivo para conferência desse tipo de mensagens: o SAÚDE SEM FAKE NEWS, um número de WhatsApp como todos os outros.

Veja como é simples: você salva em seus contatos o número (61) 99289-4640 e, quando receber alguma notícia sobre saúde, você a encaminha para que o Ministério da Saúde averigue a informação com sua área técnica. Depois que o profissional de Saúde analisar a mensagem, o ministério enviará uma resposta dizendo se a informação é verdadeira ou falsa.

Skip to content