Saúde promoveu atividade no Caípe com o tema “Dê Peito, Dê Saúde”

Em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado à amamentação, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU reuniu cerca de 20 participantes no Caípe de Baixo, entre eles mães e futuras mamães para participar do projeto “Dê Peito, Dê Saúde”.

A atividade aconteceu no dia 23 de agosto, quinta-feira, na Unidade de Saúde da Família do bairro, e contou com um Coffee break e palestras sobre amamentação, ministrada pela enfermeira Carolline Borges e sobre a importância das vacinas, ministrada pela técnica de enfermagem Gleice Xavier.

Agosto Dourado

Há muito tempo vemos cores que marcam a importância da conscientização sobre questões de saúde (Outubro Rosa/Novembro Azul) e que atingem determinados grupos e alertam sobre a prevenção de doenças. Mais recentemente, uma nova data entrou no calendário: o Agosto Dourado que, por sua vez, é um mês dedicado à amamentação.

O leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos e crianças com até dois anos de idade. No entanto, cinco em cada 20 bebês (52%) na América Latina e no Caribe não são amamentados em sua primeira hora de vida, o que é uma medida essencial para salvar vidas. O aleitamento materno nos primeiros anos de vida salvaria mais de 820 mil crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

Estima-se que, em 2017, 78 milhões de recém-nascidos no mundo tiveram que esperar por mais de uma hora para serem colocados no peito de suas mães, segundo adverte o novo relatório publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), “Capture the moment”, que analisa dados de 76 países.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda iniciar a amamentação nos primeiros 60 minutos de vida, assim como o aleitamento materno como forma exclusiva de alimentação até os seis meses de idade e, de maneira completar, até os dois anos.

Atualmente, apenas 38% dos bebês são alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses na região das Américas e só 32% continuam amamentando até os 24 meses. O aleitamento materno é vital para a saúde e desenvolvimento das crianças ao longo de toda a vida e reduz os custos para os sistemas de saúde, famílias e governos.

Quando iniciada na primeira hora de vida, a amamentação protege os recém-nascidos de infecções e pode salvar vidas. Os lactentes correm um risco mais de morrer devido à diarreia e outras infecções quando são amamentados apenas parcialmente ou não são amamentados em absoluto.

A amamentação também melhora o coeficiente intelectual, a preparação para a escola e a assistência a ela. Também é associada a maiores rendas na vida adulta e reduz o risco de câncer de mama nas mães.