Saúde qualificou Unidades do Caípe de Cima e Monte Recôncavo em RCP (Reanimação Cardiopulmonar)

Mais equipes de Saúde da Família (USF) receberam, em São Francisco do Conde, a capacitação do curso RCP (Reanimação Cardiopulmonar) para Todos – ‘Matriciamento em Emergência Cardiológica’. A capacitação é ofertada pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, e tem por objetivo ampliar o acesso e a responsabilização no primeiro atendimento às urgências e emergências.

A ação já vem acontecendo desde abril de 2018 e, através deste curso, os profissionais das USFs puderam aprender técnicas eficazes sobre Reanimação Cardiopulmonar e tirar dúvidas com o Docente Mediador, Caetano Junior. 

A Reanimação Cardiopulmonar(RCP) ou Reanimação Cardiorrespiratória (RCR) é feita por meio de um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória). Nesta situação, se o sangue não é bombeado para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, esses órgãos acabam por entrar em necrose, pondo em risco a vida da pessoa. 

Unidades que já foram capacitadas em RCP: 

Baixa Fria;

Socorro;

Jabequara;

Complexo do Caípe de Baixo;

São Bento;

Campinas;

Centro I;

Caípe de Cima;

Monte Recôncavo.

 

Skip to content