Saúde promoveu ações educativas na Escola Antonina Olímpia, em São Bento, e nas Unidades do Caípe de Baixo e Jabequara

A Unidade de Saúde da Família – USF do bairro de São Bento promoveu uma atividade educativa com orientação sobre higiene bucal e hábitos saudáveis, em parceria com a Escola Antonina Olímpia Pessoa da Silva, nesta sexta-feira, 21 de setembro de 2018.

No local, a dentista Liz Sampaio e outros profissionais da USF ensinaram os estudantes a cuidar dos dentes, boca e gengiva.

Os profissionais utilizaram a técnica de ART nos alunos. Ao todo 14 meninos e meninas foram contemplados pela ação desenvolvida pela Secretaria da Saúde – SESAU, através do Departamento de Atenção Básica e em parceria com a Secretaria da Educação – SEDUC, que disponibilizou os estudantes para participar da ação.

A sigla em inglês (ART) faz referencia ao Tratamento Restaurador a traumático, cujo objetivo é reduzir a perda precoce de dentes (dentes de leite) e oferecer um tratamento eficaz por meio de técnicas pouco invasivas e instrumentos manuais, acabando com a cultura do “se doeu, arranca!”.

 

Já no Caípe de Baixo, os profissionais que atuam na estratégia de Saúde da Família focaram sua agenda no Setembro Amarelo – uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio.

Neste intuito, a Unidade de Saúde criou um grupo intitulado “Não se deprima!”(NSD). O grupo reúne mulheres com diversas questões que podem afetar sua autoestima como: obesidade, depressão, transtornos alimentares e qualquer outro assunto que precise ser discutido no âmbito da saúde e do autocuidado.

O resultado foi casa cheia e mulheres empoderadas discutindo maneiras de se sentirem melhores consigo mesmas, aprendendo a cuidar mais e melhor da sua saúde física e mental.

Por fim, após a palestra da equipe multiprofissional, as participantes tiveram uma aula de Zumba.

A Zumba é um exercício físico aeróbico que utiliza rimos de dança latina que incluem a salsa, merengue, mambo, reggaeton e brasilidades como: samba, axé e funk. A atividade física da dança é uma excelente forma de perder peso e cuidar da saúde física e mental com diversão e prazer.

E, em Jabequara, a Unidade Saúde da Família, com o objetivo de alcançar o maior número de usuários dos serviços promoveu palestras ao longo dos dias 17, 18 e 19 de setembro, com participação de todos os profissionais da equipe, onde foram abordados temas relacionados com o Setembro Amarelo.  Ao longo das atividades foram contemplados 77 usuários dos serviços de saúde do bairro de diversas faixas etárias.

Skip to content