Secretaria Municipal da Saúde de São Francisco do Conde encerra primeira turma de Especialização em Preceptoria no SUS

especializacao-em-preceptoria-no-sus

No último dia 29 de novembro, 19 profissionais de diversas áreas da saúde vinculados á Secretaria Municipal de Saúde – SESAU de São Francisco do Conde, realizaram a apresentação de Projetos Aplicativos, desenvolvidos a partir da metodologia ativa de ensino aprendizagem, com o objetivo de preparar as redes de atenção do município. Essas iniciativas foram elaboradas a partir da necessidade de criar mecanismos que qualificassem a rede de saúde do município onde estarão sendo implantados cursos de Medicina, como é o caso de São Francisco do Conde, através da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, cujo curso está previsto para iniciar ainda no primeiro semestre do ano de 2018.

Ação foi realizada em parceria como Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipal de Saúde (CONASEMS), e de Instituições de Ensino Superior do País, que vem desenvolvendo, por meio do Programa de Apoio ao Fortalecimento Institucional do Sistema Único de Saúde, através de projetos educacionais voltados aos profissionais do SUS.

Ana Cláudia Reis, facilitadora de aprendizagem responsável pela capacitação desses profissionais, realizou a capacitação no município no período de novembro de 2015 a setembro de 2016. “Fizemos uso da metodologia ativa, a qual é diferente da tradicional comumente aplicada, buscando estimular a autonomia de aprender a aprender. Isso nos permitirá ter uma melhoria na rede de saúde do município para que possamos receber os médicos residentes do curso de Medicina”, relatou Ana Cláudia.

A qualificação incluiu a participação de profissionais de diversas áreas da Saúde, entre Médico, Enfermeiro, Psicólogo, Assistente social, Farmacêutico, Biomédico, Nutricionista e Cirurgião dentista.

Participaram do encontro, além dos especializandos, responsáveis pela gestão como: secretário municipal da Saúde Marco Aurélio Bartolomeu e a coordenadora da Comissão do curso de Medicina (Sr. Míriam), assessora especial do prefeito (Telma Silva).

O Secretário Marco Aurélio informou que a capacitação faz parte do processo de formação da rede SUS, dentro dos critérios do Ministério da Saúde. “O nosso objetivo é ter uma rede estruturada para melhorias na qualidade dos serviços ofertados, pois é importante essa articulação ensino – serviço”, explicou o secretário Marco Aurélio.