Qualificação Profissional: 420 jovens foram certificados em cursos do SENAI em São Francisco do Conde

senai-certificacao

Cerca de 420 jovens franciscanos foram certificados na manhã desta sexta-feira (02), em São Francisco do Conde, através de uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), com o SENAI. A solenidade foi realizada na Câmara de Vereadores do município com auditório lotado.

Os cursos fornecidos foram nas seguintes áreas: Auxiliar de Processos Administrativos, Almoxarife, Auxiliar de Eletricista Industrial, Eletrotécnica Básica, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Empilhadeira à Combustão, Pintor de Obras, Armador de Ferragens, Pedreiro, Operador de Telemarketing e Montador de Andaimes.

Estiveram presentes na mesa solene o prefeito Evandro Almeida; o secretário de Desenvolvimento Social – Aloísio Oliveira; a líder técnica do SENAI Geane Dantas; a secretária de Qualificação Profissional da SEDES Mariluce Carvalho; o coordenador dos cursos profissionalizantes da SEDES Flávio Anastácio; a ex-coordenadora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do estado – Débora Reges; a coordenadora do Núcleo com  relação ao mercado – Iana Carla Simões.

“Diante de tanta crise no Brasil essa gestão conseguiu formar cerca de 420 jovens e isso é muito bom, muito prazeroso, isso prova a competência do município, a competência da gestão, porque eu tenho ido em vários outros municípios e o número caiu bastante, mas aqui em São Francisco do Conde esse número de jovens qualificados cresceu. Isso é maravilhoso! Esse é o primeiro passo. Quero dizer a vocês que o limite para nossas vidas quem impõe  somos nós. Se vocês um dia querem ser doutores, vocês serão”, enfatizou a ex-coordenadora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do estado – Débora Reges.

“A gestão resolveu fazer a parceria com o SENAI e é um processo que está dando certo. Hoje, um dos maiores interesses da nossa gestão é qualificar os jovens do nosso município. Gostaria de parabenizar cada um de vocês e dizer que estou aqui para ajudá-los”, disse Flávio Anastácio – coordenador dos cursos profissionalizantes da SEDES.

“É com muita alegria que a gente realiza essa etapa importante, de jubilo, onde a gente está aqui culminando em um grande projeto. No inicio do ano fomos procurados pela gestão desse município para qualificar as pessoas que aqui residem e como a intenção do município era fornecer uma qualificação de qualidade para os moradores, São Francisco do Conde procurou o SENAI”, declarou a líder técnica do SENAI Geane Dantas.

senai

Durante o evento, além dos pronunciamentos dos convidados da mesa, houve também o agradecimento da aluna Larissa de Freitas: “Com muita satisfação venho agradecer a vocês do SENAI e da Prefeitura, em nome de todos os alunos que participaram desses cursos de qualificação profissional. Este momento é impar, pois somos cidadãos ávidos pelo saber e hoje estamos preparados para ingressar no mercado de trabalho. Fomos contemplados por uma formação digna e de qualidade. Muito obrigada!”.

Um dado importante citado durante o evento é que o SENAI atua em oito municípios e, no segundo semestre de 2016, São Francisco do Conde foi o único município a realizar um projeto de qualificação em parceria com a instituição. Novas parcerias serão firmadas para o ano de 2017, garantiu o prefeito Evandro Almeida durante o evento.