SEDEC: Linha de Crédito tem transformado a vida de microempreendedores franciscanos

O Serviço do CrediBahia, disponibilizado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), tem transformado a vida dos microempreendedores franciscanos.

Quem passa pela estrada de Campinas, na sede do município, não imagina a história de lutas e sucesso que existe por trás da loja “Julia Modas – Women´s store”. O proprietário do empreendimento, Djavan Silva, relatou com entusiasmo o passo a passo para a concretização do negócio. “Eu estava pensando em como poderia abrir o meu próprio empreendimento, então, fui até a Sala do Empreendedor, na SEDEC, onde fui muito bem atendido pelos profissionais, em especial, a agente de Crédito, Elinalva dos Santos, que me orientou sobre a documentação necessária para ter acesso a essa linha de crédito que eu tanto precisava. Foi tudo muito rápido e prático e, em pouco tempo, menos de 15 dias, eu só voltei para assinar a documentação de liberação”. Além da agente de crédito supracitada, quem também atua nessa questão dentro da secretaria é a profissional Letícia Nogueira, que está disponível para atender a população assim como todos os profissionais.

Diante de exemplos como esse, com certeza, São Francisco do Conde pode ser considerada uma das cidades que mais investe em microempreendimento e no microempreendedor, sobretudo na sua qualificação e nos programas de microcréditos. Esse investimento tem refletido no desenvolvimento socioeconômico da cidade e efetivamente na qualidade de vida e no crescimento pessoal de cada empreendedor franciscano, tendo como um dos exemplos de sucesso, Djavan. “É muito importante que outras pessoas que também sonham em abrir o seu próprio negócio procurem à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, porque lá tem profissionais dispostos e atenciosos para nos ajudar da melhor forma possível”.

Com a crise econômica que assola o país e as dificuldades financeiras, Djavan, na ocasião, fez questão de deixar claro para que sirva de encorajamento para outros microempreendedores, que, provavelmente, sem o apoio da SEDEC, por meio do CrediBahia, não conseguiria colocar para funcionar. “Foi liberado para mim o valor de 1.500,00 (mil e quinhentos reais), o que me ajudou bastante para comprar as mercadorias e abrir o meu negócio”.

Assim como Djavan, os microempreendedores franciscanos que sonham com a possibilidade maior de crescimento e sucesso com o seu próprio negócio ao invés de trabalhar para alguém, devem procurar à SEDEC de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, na Sala do Empreendedor, localizado na sede da secretaria, situada na Rua Raimundo Ribeiro, Centro do município.

SOBRE O CREDIBAHIA:

Trata-se de um programa de microcrédito do estado – uma iniciativa do Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE e da Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A – DESENBAHIA, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e as prefeituras municipais. É um instrumento de desenvolvimento territorial, que visa ampliar a geração de emprego e renda, a partir do apoio ao trabalho desenvolvido pelos empreendedores individuais, grupos de produção, associações produtivas e cooperativas de produção que não têm acesso às vias de crédito usuais. A concessão do primeiro empréstimo, tanto para capital de giro quanto para investimento fixo varia de R$ 200,00 a R$ 1.500,00. Com as renovações pode chegar progressivamente a R$ 7.000,00 para os empreendedores informais e a R$ 10.000,00 para aqueles que possuem CNPJ.