SEDEC promoveu palestra com o tema: “Soluções Financeiras para sua Empresa”

DESENBAHIA Soluções Financeiras para sua Empresa 1

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, e em parceria com a Desenbahia, promoveu uma palestra com o tema: “Desenbahia Apresenta: Soluções Financeiras para sua Empresa”, na última terça-feira (20), seguida de atendimento personalizado aos comerciantes e empreendedores do município.

O evento também contou com a palestra do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com o tema: “Cobertura Previdenciária”. O evento foi no auditório da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).

A mesa de abertura foi formada pelos secretários Amarildo Guedes, de Desenvolvimento Econômico – SEDEC e Aloísio Oliveira, de Desenvolvimento Social – SEDES; além de Renato Freitas, da gerência de negócios da Desenbahia na Região Metropolitana; Shirley Oliveira coordenadora da rede conveniada do INSS; Elizeu Almeida, coordenador de comércio e Rita Guimarães, do Programa de Educação Previdenciária.

Elizeu Almeida falou das dificuldades enfrentadas em São Francisco do Conde em tempos passados e relatou que atualmente há 360 empresas na cidade cadastradas como Micro e Pequena Empresa, o que segundo ele mostra o avanço dos munícipes no quesito empreendedorismo.

DESENBAHIA Soluções Financeiras para sua Empresa 3Já o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira, lembrou que não há como fazer desenvolvimento social sem o econômico. Ele também falou sobre os programas sociais que ajudam a alavancar o comércio, a exemplo do PAS (Programa de Acolhimento Social) em São Francisco do Conde. “Antes tínhamos duas farmácias na cidade e uma casa de materiais de construção. Hoje, isso tudo foi ampliado aqui na sede e também para os bairros”, declarou.

Aloísio Oliveira citou ainda vetores de desenvolvimento econômico do município como: o Autódromo Internacional da Bahia, que está sendo construído na cidade; a Unilab, que em 2016 terá curso de medicina; o $Fcard, cartão do servidor que funciona como um adiantamento de salário permitindo compras apenas no comércio municipal; e os programas sociais como o PAS e Educa Chico.

Já Amarildo Guedes, falou da dificuldade em assumir uma pasta de desenvolvimento econômico em tempos de crise e da dificuldade em gerar emprego e renda que o país enfrenta. “Buscamos o fortalecimento do micro e pequeno empreendedor e queremos tirar essas pessoas da informalidade. Cada pessoa que o comércio local emprega na cidade, significa menos um que a Prefeitura precisa empregar”.

Guedes também falou sobre o cartão do servidor e como ele vem sendo adequado às necessidades do comércio municipal. Segundo o secretário, é possível ainda no período de 03 meses se cadastrar e fazer vendas pelo $Fcard apenas com cadastro de pessoa física. Depois deste prazo, a SEDEC conta com uma equipe que vai dar toda orientação ao comerciante de como formalizar seu negócio.

DESENBAHIA Soluções Financeiras para sua Empresa 2Outra novidade anunciada foi a criação da Copagaz, empresa que vai gerar cerca de 150 a 200 empregos quando estiver funcionando. Em contrapartida pela doação do terreno, a Copagaz vai contribuir na construção de um centro administrativo na cidade e da Policlínica que ficará na Baixa Fria.

Durante as palestras Shirley Oliveira falou sobre os recursos que a previdência vem empregando para facilitar os atendimentos online. Além disso, ela revelou que o município ganhará uma unidade de atendimento previdenciário graças a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Para mais informações entre em contato com a SEDEC no telefone: (71) 3651-2375