SEMA deu abertura ao Junho Ambiental na quarta (01) na Câmara de Vereadores

Junho Ambiental 3 (2)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, de São Francisco do Conde, iniciou na última quarta-feira, 01 de junho, as atividades do Junho Ambiental, que é em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 05 de junho). Na ocasião foi promovido o Seminário “Levante do Rio Joanes – o Rio Joanes Nasce Aqui!”, na Câmara de Vereadores e contou com a presença de autoridades municipais, comunidade e alunos da escola Martinho Sales Brasil.

O evento apresentou dados sobre o rio Joanes, cuja nascente fica em São Francisco do Conde, na Fazenda Gurgaia, o qual tem extensão línea de 82 km e cuja bacia tem 64.430 hectares. O rio passa também pelos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Dias D’Ávila, Candeias e São Sebastião do Passé, traduzindo-se como importante manancial de abastecimento de Salvador e Região Metropolitana.

Na mesa solene do evento estiveram presentes: representando o prefeito Evandro Almeida – o assessor especial – José Raimundo Fonseca; o secretário do Meio Ambiente – Márcio Junqueira; a gerente de Educação Ambiental da SEMA – Angélica Paixão; o representante do Inema – Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia – Geneci Braz de Sousa; Edson Costa e Tina Tude, técnicos do RIMAR – de Lauro de Freitas; Hérica Coelho – representante do Inema; Karine Guedes – promotora de Justiça do município de São Francisco do Conde e Rosalvo Lago – gerente da Embasa no município.

Estamos aqui hoje a fim de buscar alternativas para melhoria da qualidade ambiental do rio Joanes. É importante que todos nós, juntos, possamos assumir nossa responsabilidade com o rio Joanes”, destacou o secretário do Meio Ambiente Márcio Junqueira.

Junho Ambiental 2016 2A iniciativa do Seminário partiu de um encontro em fevereiro no município de Lauro de Freitas, em cerimônia de comemoração dos 202 Anos do Levante do Joanes. O fato ocorreu em 28 de fevereiro de 1814, quando um grupo de negros escravizados, que eram obrigados a praticar a caça de baleias, resolveram pôr fogo em todas as armações onde eram colocadas as baleias de Salvador até, a então, Santo Amaro de Ipitanga, hoje Lauro de Freitas. Ao final do encontro foi proposto pela RIMAR um Seminário envolvendo os oito municípios que compõem a Bacia do Rio Joanes, visando o início de uma ação conjunta em defesa do rio – a primeira cidade a promover o Seminário foi São Francisco do Conde.

Diversas atividades serão realizadas ao longo do mês caracterizando o Junho Ambiental. A programação será divulgada em breve.