SEMA está desenvolvendo atividades de requalificação das fontes públicas com apoio dos estudantes da rede municipal

semaA Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, de São Francisco do Conde, através da Gerência de Monitoramento Ambiental e Preservação e da Gerência de Jardinagem e Paisagismo, inicia o processo de requalificação das fontes públicas do município. As ações visam corrigir a situação de abandono das fontes que servem de Sistema de Abastecimento Alternativo Coletivo. A localização e estado de conservação destas fontes foram levantados anteriormente no Diagnóstico de Catalogação das Fontes do Município.

O início da atividade aconteceu na Fonte de Mafalda, localizada na Fazenda Marapé, no bairro do Macaco. No local, foram realizados serviços de roçagem e rastelamento do acesso e da borda da fonte, limpeza física e recomposição da mata ciliar, sendo a primeira etapa realizada com a participação dos alunos da Escola Municipal Ana Junqueira Ayres Tourinho, que fica localizada no bairro. A ação compreende a participação prática no trabalho de campo e foi feita também uma conscientização sobre a importância das árvores para preservação das nascentes.

A iniciativa se completa com a atuação de outros órgãos da administração pública municipal, como: Secretaria da Saúde (SESAU) – que faz a coleta e análise de água bruta; Secretaria de Infraestrutura (SEINF) – com a restauração e/ou recuperação da estrutura física e a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) – com a limpeza física da área.

Até o momento estão em processo de requalificação as fontes de Mafalda e Birreiro, localizadas na Fazenda Marapé, no bairro do Macaco, e a Fonte da Mangueira, no bairro de Campinas. Na sequência, será a vez da Fonte do Urubu, localizada na Muribeca, e a nascente da Bica, na localidade da Roseira.