Encerra nesta sexta, 17, prazo para que organizações populares apresentem representantes para elaboração dos planos municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

plano-de-saneamento-básicoEncerra nesta sexta-feira, dia 17 de abril, o prazo para que as organizações populares (sindicatos, associações, ONG’s, colônias e outros) apresentem os nomes de seus representantes (titular e suplente) para participar da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS). A ação participativa está em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 11.445/2007 e Lei Federal nº 12.305/2010, que entre os requisitos solicita chamada pública, através dos veículos de comunicação, para que as organizações da sociedade civil apresentem representantes para compor o Comitê de Coordenação e Comitê Executivo que terá o papel de acompanhar, fiscalizar e aprovar os produtos elaborados.

A participação social é fundamental para que os planos cumpram o papel de orientar a prestação de todos os serviços de saneamento básico a fim de que cheguem a todos os cidadãos, integralmente, sem interrupção e com qualidade, promovendo a saúde, a qualidade de vida e do meio ambiente e também a salubridade ambiental, a proteção dos recursos hídricos e a promoção da saúde pública”, explica o coordenador do Comitê de Trabalho, Edvaldo Hilário dos Santos.

O saneamento básico é definido como o conjunto dos serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais e drenagem urbana. A relação entre esses serviços é muito grande: o esgoto sanitário sem tratamento e disposição inadequada contamina corpos d’água (rios, riachos, lagos, entre outros); depósitos de resíduos sólidos em locais e condições inadequados podem contaminar as áreas de mananciais, prejudicar a captação e demais usos da água, favorecer a ocorrência de enchentes por obstruir as redes de drenagem, além de promover a proliferação de vetores; as inundações, por sua vez, podem interromper o funcionamento do sistema de abastecimento de água, acarretar a disseminação de doenças e desalojar famílias.