Conselho Municipal de Saúde do biênio 2018/2020 recebe capacitação voltada para o SUS e o Controle Social

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, deu as boas-vindas aos membros do Conselho Municipal de Saúde do biênio 2018/2020, por meio de  capacitações, que iniciaram nesta quinta-feira (18), e visa mostrar o papel dos conselhos enquanto órgãos consultivos, propositivos e deliberativos, bem como mostrar a importância do Sistema Único de Saúde e do Controle Social.

O SUS nasceu da insatisfação da população que não queria mais ser indigente, a população não queria mais a saúde, que só quem tinha acesso eram aqueles que poderiam pagar. Algumas pessoas dizem que as conferências não servem para nada, mas o SUS nasceu na conferência de 1986”, declarou Marcos Sampaio, conselheiro de Saúde do Estado da Bahia, dando um breve histórico da luta da população brasileira por um sistema de saúde inclusivo e universal.

A proposta desta qualificação é preparar os conselheiros de Saúde para atuarem de forma consciente e cidadã, ampliando os conhecimentos e dando mais subsídios aos conselheiros.

Tem gente que acha que não é usuário do SUS, pois não frequenta o posto de saúde do bairro. Nós vivemos em uma lógica de sociedade, onde somos levados a acreditar que só é usuário do SUS quem utiliza a assistência, mas a saúde é muito mais ampla. A gente precisa conscientizar a sociedade de que todos somos usuários do SUS, pois consumimos água e quem diz que aquela água é própria para o consumo humano ou não é o SUS. A pasta de dente que usamos é autorizada pelo SUS, assim como a padaria onde você compra pão, que foi vistoriada e autorizada a funcionar através de órgão do SUS. O Sistema Único de Saúde é muito maior do que a relação doença X saúde”, definiu Marcou Sampaio.

O encontro contou ainda com uma ginástica laboral e com atividades em grupo, visando aguçar o senso crítico dos conselheiros em situação que exigem a participação deles.

A secretária da Saúde do município, Eleuzina Falcão, deu as boas-vindas aos conselheiros, lembrando que o momento é de capacitação, mas, sobretudo, de reflexão. “Estamos atravessando um momento delicado em toda área social do nosso país e essa situação é de tal gravidade que existe a possibilidade de retrocedermos em aspectos importantes, como o aumento da expectativa de vida da população. O SUS nasce de uma crise e do olhar de pessoas comprometidas com a saúde, mas não basta só pensar é preciso defender o Sistema Único de Saúde através de práticas. Esse é um momento importante para promover essa capacitação e a reflexão de que precisamos pensar a saúde além do nosso território, com uma política de saúde ampla e abrangente. Precisamos de pessoas que lutem e que realmente façam a diferença para continuar avançando“.