Setembro Amarelo: Complexo de Saúde do Caípe de Baixo vai falar da prevenção ao suicídio

Durante o mês de setembro, os serviços de saúde de São Francisco do Conde vão abordar a temática do suicídio, visando a prevenção, o tratamento e a ajuda.

No Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, a programação acontecerá nos dias 19 e 26 de setembro.

Confira:

Palestra: CUIDANDO DO CUIDADOR

Dia 19/09 – (quinta-feira), às 08h30, na Subprefeitura

Público-Alvo: Funcionários do Complexo de Saúde

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) + SETEMBRO AMARELO

Dia 26/09 – (quinta-feira), às 13h30 – no Clube do Caípe

Tema: Suicídio e uma Abordagem sobre Álcool e Droga

Público-Alvo: Estudantes da Escola Estadual Anna Junqueira Ayres Tourinho

Parceria com Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) CRAS e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, englobou as 16 Unidades de Saúde da Família e mais o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e a Pessoa com Doença Falciforme, bem como o Serviço de Fisioterapia Clínica – SFC para juntos tratar dessa complexa temática.

No Brasil, a taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7%, ao contrário do índice mundial, que caiu 9,8%, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados comparam registros entre 2010 e 2016 em diversos países do mundo. (informações: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/09/10/na-contramao-da-tendencia-mundial-taxa-de-suicidio-aumenta-7percent-no-brasil-em-seis-anos.ghtml)

Centro de Valorização da Vida (CVV) é responsável por promover apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente, sob total sigilo, por telefone (188), email e chat 24 horas todos os dias.