Setembro Amarelo: São Francisco do Conde promove atividades de valorização da vida, através de uma campanha de prevenção ao suicídio

No mês de setembro, a agenda temática da Saúde de São Francisco do Conde está voltada à valorização da vida, através de uma campanha de prevenção ao suicídio, chamada Setembro Amarelo. Esse assunto envolve diversos tabus, preconceitos e a informação de qualidade pode salvar vidas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá atividades com os profissionais nas Unidades de Saúde da Família, para tratar do tema de forma educativa e preventiva.

O tema proposto pela Secretaria da Saúde – SESAU, por meio da Diretoria de Planejamento em Saúde e Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT, também conta com o apoio dos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; Direitos Humanos, Cidadania e Juventude – SDHCJ.

Na sexta-feira, 06 de setembro, aconteceu a primeira atividade na Unidade de Saúde da Família do bairro de São Bento. A atividade contou com a presença do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Centro de Referência de Assistência Social – CREAS, profissionais da Unidade de Saúde da Família de São Bento e do Centro de Referencia em Atendimento à Mulher – CRAM. E o objetivo foi dialogar com os profissionais sobre mitos e verdades sobre o suicídio e fazer uma apresentação da rede municipal para encaminhamento de pacientes, além de sensibilizar os profissionais que lidam diretamente com a comunidade para os sinais de alerta que acontecem antes do suicídio, visando uma detecção precoce de que aquele indivíduo pode atentar contra sua vida.

A prevenção é o melhor caminho para evitar o suicídio. Precisamos desenvolver a empatia e começar pelos formadores de opiniões, pessoas que estão sempre em contato com o público e que são respeitadas no meio em que atuam. Essas pessoas que lidam com o outro e com as relações humanas podem conseguir identificar melhor questões relacionadas ao suicídio e devem saber como intervir”, afirmou a gerente de Programas e Projetos da Diretoria de Planejamento em Saúde, Layla Kelly Conceição Silva.

SAIBA QUAIS SERVIÇOS BUSCAR:

• CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) – Rua Rodolfo Tourinho, n° 101, Centro. Telefone: 3651-3610/ 1356;
  • CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Coroado – Terceira Travessa do Coroado, s/n – Coroado (em frente à quadra poliesportiva);
  • CRAS Caípe – Rua São Domingos, s/n, Caípe de Baixo;
  • CRAS São Bento – Av. Santa Rita, s/n, São Bento (ao lado do PSF);
  • CREAS(Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – Av. Santa Rita, nº 72, Centro (em frente ao Mercadão da Carne).

Telefone 188 – O Centro de Valorização da Vida promove apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, em sigilo.