SETUR promove Seminários de Noções Conceituais do Turismo e Qualidade no Atendimento

Visando um atendimento de qualidade aos turistas que visitam São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal de Turismo​ – SETUR promoveu nesta sexta-feira (09), no auditório do SINDSEFRAN, os Seminários de Noções Conceituais do Turismo e Qualidade no Atendimento, ministrados pelos técnicos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, que na oportunidade discorreram sobre noções de turismo, atrativos históricos, naturais, culturais, além de esclarecer dúvidas sobre a emissão do passaporte, câmbio, turismo interno e externo, a segmentação de demanda turística, alta e baixa estação, bem como a importância da preservação​ ambiental através da sustentabilidade. Os seminários foram divididos em dois turnos: das 08h às 12h e das 13h às 17h, no auditório do SINDSEFRAN.

Esta é uma ação do Programa de Qualificação para o Turismo – PROQUALISETUR e tem como objetivo realizar ações de educação e qualificação profissionais para o turismo. Vale ressaltar que os seminários também contribuem para a formação de profissionais que já trabalham na área, como comerciários, restaurantes, bares, pousadas, manifestações culturais, artesanato, monitores do turismo, barqueiros e taxistas, bem como de pessoas que desejam se inserir no setor.

Maria da Conceição dos Santos, comerciante, 46 anos, franciscana, moradora do bairro de São Bento das Lages, falou sobre a importância​ do seminário na qualidade do atendimento ao público. “Os seminários estão sendo ótimos! Gostei muito, porque eu trabalho com bar e restaurante, e essa oportunidade é de formação para que a gente possa proporcionar mais qualidade no atendimento não só para os turistas, mas também para os moradores da cidade. É preciso que o bom atendimento seja um diferencial dos comerciantes do município. Já passei por uma situação em que eu não soube esclarecer uma dúvida do turista, isso também foi o que me motivou para participar desses seminários”.

Para Karine Passos Campos, diretora de Qualificação e Segmentos Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, ressaltou a importância de ministrar os seminários em São Francisco do Conde, se tratando de um município que representa o berço histórico e cultural do Recôncavo Baiano. “A SETUR tem o Proqualisetur Bahia, que são cursos voltados para a qualificação, e justamente São Francisco do Conde nos salientou que fossem​ ministrados​ os seminários de noções conceituais e qualidade no atendimento ao turista, que visa fortalecer o turismo local”. A diretora também destacou a efetiva participação da população nos franciscanos. “Quero parabenizar a gestão municipal através da Secretaria de Turismo do município, que desde o primeiro contato feito por telefone conseguimos perceber a preocupação da secretaria em fazer essa mobilização. Nós já percorremos várias cidades, mas com esse número expressivo de pessoas presentes nos seminários foram poucas vezes, isso demonstra o interesse das pessoas no turismo local”.

A secretária de Turismo de São Francisco do Conde, Ússula Flávia, iniciou o seu pronunciamento agradecendo ao prefeito Evandro Almeida que, segundo a secretária, tem sido muito sensível as potencialidades do município, apostando no desenvolvimento que as atividades turísticas podem proporcionar. “Nós não estamos aqui por acaso. Porque ministrar seminários sobre noções conceituais? A gente não participa e nem pratica o que a gente não conhece. Precisamos compreender que a atividade turística em São Francisco do Conde está em transição embrionária. Nós temos o atrativo e precisamos consolidar produtos capazes de serem vendidos dentro e fora do Estado. Nós precisamos ter bons serviços e profissionais capacitados e orientados com condições para receber o turista. Quando eu entro em contato com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e outras secretarias, é na perspectiva de que podemos gerar emprego e renda a partir da atividade de visitação. A equipe da secretaria não tem se indisposto diante da missão que nos foi dada. Eu agradeço imensamente a essa equipe no empenho das ações que executamos para oferecer o melhor para a comunidade franciscana”.