SUS: vacina contra catapora será oferecida gratuitamente

banner_familia_ze_gotinha

Uma nova vacina vai compor o calendário nacional e será ofertada, exclusivamente, para crianças de 15 meses de idade. A varicela (catapora) foi incorporada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), e passa a ser oferecida a partir do mês de setembro, em toda a rede pública de saúde. A imunização também protegerá contra sarampo, caxumba e rubéola.

No país, com a inclusão da vacina, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por catapora. No site do MS, o ministro Alexandre Padilha declarou: “Hoje, temos dados que mostram que quase nove mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 100 óbitos”.

A população deve se informar na Unidade de Saúde da Família (PSF) mais próxima para saber quando a vacina tetra viral estará disponível. “Em São Francisco do Conde, a vacinação deve ser incorporada ao calendário a partir da segunda quinzena de setembro”, afirma Reinaldo Xavier, diretor da Vigilância Epidemiológica do município.

A vacina tetra viral é segura e tem 97% de eficácia, raramente causando reações alérgicas. Não haverá campanha de vacinação, pois a vacina tetra viral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral.

Skip to content